Concepções e tendências do trabalho docente na educação a distância

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Data
2013Autor
Comparin, Eliane do Rocio Alberti
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TesesTipo
TeseResumo
Resumo: Esta tese analisa o trabalho docente no Ensino Superior na Educação a Distância (EaD), com o objetivo de investigar como se desenvolve esse trabalho, o qual é mediado pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC). Inicialmente, foram revisadas as contribuições teóricas de diferentes autores sobre a concepção e a constituição da EaD e as políticas públicas para essa modalidade no Brasil, a partir da Lei nº 9.394/1996. Com base na literatura especializada, apresenta-se apontamentos divergentes dos pesquisadores que, ora entendem o trabalho docente realizado na EaD como sinônimo de intensificação e precarização, ora como inovação pedagógica, associada à incorporação das tecnologias de informação e comunicação. Para entender esse processo, faz-se um estudo de caso, no âmbito de uma abordagem qualitativa, para analisar como se desenvolve o trabalho dos docentes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública de um Instituto Federal (IF) do país. Tal estudo se efetivou por meio do levantamento de documentos, entrevistas com a coordenação de curso, aplicação de questionários semiestruturados aos professores, análise das aulas por teleconferências, do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e dos materiais impressos do curso. Os resultados da pesquisa realizada mostram que, na EaD, não é possível constatar a hegemonia de um formato único para a docência e, no estudo de caso, o processo de trabalho dos docentes, mesmo sendo desenvolvido com base em alguns dos princípios tayloristas/fordistas e toyotista de gestão, ora tensiona para a tendência da precarização, dada as condições estruturais de trabalho e ora para o da inovação pedagógica a partir da mediação do processo educativo pelas tecnologias de informação e comunicação. Verificou-se, ao longo da pesquisa, que essa polarização tem provocado mudanças substantivas nas relações de trabalho e, consequentemente, uma ressignificação no papel dos docentes.
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