Aprendizagem histórica na educação infantil : possibilidades e perspectivas da educação histórica
Visualizar/ Abrir
Data
2013Autor
Oliveira, Andressa Garcia Pinheiro de, 1986-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Neste trabalho foram investigadas as possibilidades da aprendizagem histórica para crianças entre quatro e seis anos de idade, no contexto da Educação Infantil. Ele está inserido no âmbito das investigações realizadas em um campo do ensino de História denominado Educação Histórica (LEE, 2001, 2003, 2004, 2005, 2006); (BARCA, 2001, 2004, 2005); (SCHMIDT, 2009a, 2009b, 2009c, 2010, 2011); (COOPER, 2002, 2006, 2012), que compreende as relações acerca do ensino e aprendizagem da História, situados em sua ciência de referência. Os diálogos entre a Educação Histórica e a Educação Infantil estão referenciados na teoria da aprendizagem histórica na perspectiva do desenvolvimento da consciência histórica do filósofo da História e historiador Jörn Rüsen (2001, 2010a, 2010b, 2010c, 2012), e nos estudos sobre a aprendizagem histórica para as crianças pequenas, realizados pela pesquisadora Hilary Cooper (2002, 2006, 2012). A pesquisa de natureza qualitativa envolveu as seguintes etapas: 1) Levantamento bibliográfico sobre investigações realizadas com crianças, que se aproximassem da preocupação com o pensamento histórico e/ou da aprendizagem histórica. Esse levantamento foi realizado durante o ano de 2011, na base de teses e dissertações do portal Domínio Público e na base de artigos científicos publicados no Scielo. 2) A análise de propostas orientadoras das práticas pedagógicas, produzidas pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba-Departamento de Educação Infantil, acerca das concepções e propostas relacionadas à aprendizagem histórica, utilizando a metodologia da "Análise de conteúdo" (FRANCO, 2007). 3) Investigação sobre a aprendizagem histórica em práticas educativas, construída em colaboração com as docentes de uma turma de "pré II", com crianças entre quatro e seis anos de idade, em um Centro de Educação Infantil conveniado à Prefeitura Municipal de Curitiba, tendo como referência os pressupostos da pesquisa em colaboração, de acordo com a proposta da pesquisadora Ibiapina (2008), e da Observação Participante (VIANNA, 2007). As questões apontadas por esta investigação constatam que crianças entre quatro e seis anos, que participaram da pesquisa, possuem capacidade de pensar historicamente apresentando, ainda que de forma embrionária, processos do pensamento histórico relacionados a conceitos de segunda ordem como evidência, inferência, mudança, narrativa, imaginação histórica. No entanto, para que seja possível contribuir com o desenvolvimento do pensamento histórico pela aprendizagem histórica, seria preciso trilhar um caminho contrário ao cenário educacional que se tem hoje, superando propostas de formação docente e políticas curriculares que tem excluído as especificidades do conhecimento científico a ser ensinado e a natureza específica de sua aprendizagem. Abstract: In this paper the possibilities of historical learning for children aged four to six years of age were investigated in the context of early childhood education. It is inserted within the framework of investigations carried out on a field of history teaching called History Education (LEE, 2001, 2003, 2004, 2005, 2006); (BARCA, 2001, 2004, 2005), (SCHMIDT, 2009a, 2009b, 2009c , 2010, 2011), (COOPER, 2002, 2006, 2012), which comprises the relations about the history teaching and learning, situated in their own reference science. The dialogues between the History Education and Early Childhood Education are referenced in the theory of learning in the historical perspective of the development of historical consciousness proposed by the history philosopher and historian Jörn Rüsen (2001, 2010a, 2010b, 2010c, 2012), and also in studies on history learning for small children, conducted by the researcher Hilary Cooper (2002, 2006, 2012).The qualitative research involved the following steps: 1) Bibliographical survey on investigations conducted with children, which were close of the concern with istorical thinking or historical learning. This survey was performed during the year 2011, on the basis of theses and dissertations of the Public Domain website and on the basis of scientific articles published in Scielo databases. 2) The analysis of the guidance proposals that lead to pedagogical practices, produced by the Curitiba's Municipal Education Secretary - Child Education Department, about the concepts and proposals related to history learning, using the methodology of "content analysis" (FRANCO, 2007). 3) Investigation on the history learning in educational practices, built in collaboration with the teachers of a class of "pre II", with children between four and six years old, in a Center for Early Education bounded to the Curitiba City Hall, having as reference the assumptions of collaborative research, according to the proposal by the researcher Ibiapina (2008), and Participant Observation (VIANNA, 2007). The questions pointed by this research observe that children between four and six years, who attended the research, have the capacity to think historically, albeit in embryonic form, presenting historical thinking processes related to second-order concepts as evidence, inference, change, narrative and historical imagination. However, to be able to contribute to the development of historical thinking by historical learning, one would tread a contrary path to the educational landscape that we got, overcoming proposals for teacher training and curriculum policies that have excluded the specificities of scientific knowledge to be taught and the specific nature of their learning.
Collections
- Teses & Dissertações [9157]
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba
Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ... -
Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito
Salgado, Andressa Mattos (2012)Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ... -
O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba
Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...