O discurso do enfermeiro sobre educaçao permanente no grupo focal
Resumo
Resumo: Estudo de natureza qualitativa, cujo objetivo é analisar a percepção do enfermeiro sobre educação permanente, entendida como uma habilidade de aprendizagem contínua desenvolvida pelo sujeito, durante a vida, por meio de suas relações pessoais, profissionais e sociais, no intuito de transformar-se. Os sujeitos do estudo foram enfermeiros de um hospital de ensino, que atuam na assistência, docência e em atividades administrativas. Os dados foram coletados utilizando-se a técnica de grupo focal, em seis sessões grupais gravadas em vídeo e posteriormente transcritas. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, que consiste em reconstruir, com pedaços de discursos individuais, discursos-síntese para expressar um pensamento ou uma representação social sobre um tema. Emergiram do material analisado cinco temas: a representação das questões educativas para os enfermeiros, a prática profissional, a representação da formação do enfermeiro, enfermeiro como educador, a representação da educação permanente, continuada e em serviço pelo enfermeiro. Esta pesquisa possibilitou entender a educação permanente como capacidade que envolve o ser humano - direcionando-o para sua formação como sujeito e como profissional que desenvolve ações gerenciais, assistenciais e educativas - e que na educação permanente estão inseridas a educação continuada e a educação em serviço, que conduzem à prática profissional eficiente e transformadora, pelo aprender constante. Abstract: This qualitative study aims to analyze the nurse's perception of permanent education, which is considered as the ability of learning continuously, developed by people through their life, in personal, professional and social relations, in order to transform themselves. The subjects of the research were nurses who work with assistance, teaching and organizational activities at a teaching hospital. Data was collect by using the Focal Group technique, in six meetings with the participants. The meetings were recorded in video, and then it was made a transcription of it. The technique employed to analyze data was Collective Subject Discourse, which attempts to reconstruct, from pieces of individual discourses, summary discourses to express a thinking or a social representation of the theme researched. Five themes came out from the analysis: nurse's representation of educational questions; professional practice; representation of the nurse professional formation; nurse as educator; and representation of permanent, continuous and service education. This study made possible to understand permanent education as the ability that involves the human being, leading him to become a professional that develops management, assisting and educative activities. Also, it is understood that continuous and service education guide the nurse, by constant learning, through an efficient and changing professional practice, and are part of permanent education.
Collections
- Teses & Dissertações [10425]