• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016045P7 Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016045P7 Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O discurso do enfermeiro sobre educaçao permanente no grupo focal

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - AMARILIS SCHIAVON PASCHOAL.pdf (469.1Kb)
    Date
    2004
    Author
    Paschoal, Amarilis Schiavon
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Resumo: Estudo de natureza qualitativa, cujo objetivo é analisar a percepção do enfermeiro sobre educação permanente, entendida como uma habilidade de aprendizagem contínua desenvolvida pelo sujeito, durante a vida, por meio de suas relações pessoais, profissionais e sociais, no intuito de transformar-se. Os sujeitos do estudo foram enfermeiros de um hospital de ensino, que atuam na assistência, docência e em atividades administrativas. Os dados foram coletados utilizando-se a técnica de grupo focal, em seis sessões grupais gravadas em vídeo e posteriormente transcritas. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, que consiste em reconstruir, com pedaços de discursos individuais, discursos-síntese para expressar um pensamento ou uma representação social sobre um tema. Emergiram do material analisado cinco temas: a representação das questões educativas para os enfermeiros, a prática profissional, a representação da formação do enfermeiro, enfermeiro como educador, a representação da educação permanente, continuada e em serviço pelo enfermeiro. Esta pesquisa possibilitou entender a educação permanente como capacidade que envolve o ser humano - direcionando-o para sua formação como sujeito e como profissional que desenvolve ações gerenciais, assistenciais e educativas - e que na educação permanente estão inseridas a educação continuada e a educação em serviço, que conduzem à prática profissional eficiente e transformadora, pelo aprender constante.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/33955
    Collections
    • Dissertações [370]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV