Em meio a arquivos e memórias, o Projeto Araucária : da proposta curricular a formação dos profissionais da educação infantil em Curitiba (1985-1992)
Abstract
Resumo: Esta dissertação aborda a investigação sobre o Projeto Araucária desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná com apoio financeiro da Fundação Bernard Van Leer da Holanda, em dois períodos específicos: de 1985 a 1988 (construção e implantação de uma proposta pedagógica para o trabalho com crianças de 04 a 06 anos, em duas escolas municipais da Prefeitura de Curitiba) e de 1989 a 1992 ( quando direcionou suas ações para o trabalho junto às creches municipais, atuando concomitantemente com o desenvolvimento de cursos de aperfeiçoamento para as diferentes categorias profissionais que trabalhavam com a Educação Infantil em Curitiba). A pesquisa valeu-se, na maior parte do tempo de fontes disponíveis no acervo da Universidade Federal do Paraná, composto por relatórios das coordenadoras do Projeto Araucária, revista com a Proposta Pedagógica de 0 a 6 anos, ofícios com direcionamentos de atividades das creches e formação dos profissionais envolvidos, jornais do período; documentos encontrados na Biblioteca do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e no Arquivo Geral da Prefeitura Municipal de Curitiba, além do uso de fontes orais dando voz aqueles que vivenciaram o período abarcado. O propósito deste trabalho incide em investigar o Projeto Araucária, na busca por compreender como esse projeto se configurou historicamente e o que teria motivado a sua organização, inserido na rede pública de Curitiba. Objetivou-se, com esse estudo pesquisar as possíveis razões histórico-sociais que levaram a constituição deste Projeto, entendendo de que forma os sujeitos envolvidos, o poder público, a UFPR, as parcerias e os funcionários das creches atuaram nesse processo. Pretendeu-se, também, analisar como foi o atendimento direcionado as crianças por meio da organização da proposta curricular, assim como a projeção e o desenvolvimento da proposta de formação para os profissionais da Educação Infantil do período. A hipótese que orientou este trabalho é de que o Projeto Araucária, que desde a sua formulação nasce como um projeto de extensão da Universidade Federal do Paraná, vai se engendrando paulatinamente na Rede Municipal de Curitiba, e é assumido como parte da política pública de educação deste município. Política esta que teve uma clara presença de outros entes não públicos em sua parceria - a Fundação Bernard Van Leer - devido a uma constante relação entre a rede de indivíduos e a sociedade. A aproximação com as fontes conduz à conclusão de que a rede de relações das quatro professoras do Setor de Educação da UFPR, idealizadoras do Projeto Araucária, contribuiu para a sua elaboração em meados dos anos 80. O percurso da pesquisa permitiu compreender, que o Projeto Araucária ocupou aos poucos, um lugar estratégico na Rede Municipal de Curitiba, sendo assumido, em alguns momentos, como parte das políticas voltadas para a educação infantil do município. Abstract: This dissertation discusses the investigation about the Projeto Araucaria, developed by Universidade Federal do Paraná with finance support of Fundação Bernard Van Leer of Netherlands, in two specifics periods: since 1985 until 1988 (construction and startup of a pedagogic proposal to the work with children with age of 04 until 06 years old, in 02 public schools of Curitiba and since 1989 until 1992 (when the project had directed the actions to the work in publics nurseries, working together with the develop of master classes to different workers that were working with childhood education in Curitiba. The research used, in the most of time, documents available at Universidade Federal do Paraná, composed by reports prepared by the coordinators of Projeto Araucária, revised with the Pedagogical Proposal of zero until 06 years old, public reports with activities directions of the nurseries and instructions of the involved workers, newspapers, documents found in Biblioteca do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano of Curitiba (IPPUC) and at Arquivo Geral of Curitiba City Hall, beyond others oral sources of people that lived that period. The purpose of this work is to investigate the Projeto Araucaria with the intention of understand how this project was configured historically and what had motivated their organization inserted in the Curitiba's public school system. Trying with this work, explore the possible historical and social reasons that enabled the constitution of this Project, understanding how people involved, the public structure, the UFPR, partnerships and the nurseries employees worked in this process. It intended also, to analyze how was the attention directed to the children with the organization of ideas proposal, even as the projection and development of the capacitation proposal to the childhood education professionals in that period. The hypothesis that leads this work is that the Projeto Araucaria, that since their formulation, starts as an extension project of Universidade Federal do Paraná, is going leisurely in the Rede Municipal de Curitiba, and is assumed as a part of the public education policy of this City. This Policy have had a clear presence of other no-publics entities in their partnership - the Fundação Bernard Van - due to a constant relation between net-individuals and the society.The approach wiht the sources leads to the conclusion of the network relation among the four teachers of the Education Sector Of UFPR, idealizers of Projeto Araucaria, contributed to this elaboration, in the middle os 80,s. The route of the search permited to understand, that the Projeto Araucária had maintained, bit by bit, a strategic position in Curitiba Municipal System, being assumed, in some moments, as a part of policies directed to childhood education of the city.
Collections
- Teses & Dissertações [10122]
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba
Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ... -
Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito
Salgado, Andressa Mattos (2012)Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ... -
O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba
Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...