| dc.contributor.advisor | Teixeira, Salete Kozel | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
| dc.creator | Medeiros, Paulo César | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-03-14T21:53:13Z | |
| dc.date.available | 2025-03-14T21:53:13Z | |
| dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/33583 | |
| dc.description | Orientadora: Salete Kozel | pt_BR |
| dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa: Curitiba, 2005 | pt_BR |
| dc.description | Inclui bibliografia e anexos | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo: A escolha da água como bem natural de maior relevância nesta pesquisa, deve-se ao fato de que sua manipulação pela sociedade humana ao longo da história representou a possibilidade da sobrevivência e sua apropriação teve papel destacado na delimitação dos territórios e na formação das civilizações mundiais. O conhecimento das dimensões histórico, ecológica, política, econômica, social, tecnológica, institucional, jurídica e ambiental, que envolvem a gestão deste recurso indispensável ao ser humano e as demais espécies é uma condição sine qua non para o desenvolvimento de políticas públicas que visem minimizar os impactos ambientais e ao mesmo tempo possibilitem novos processos educacionais que avancem para o envolvimento da sociedade na gestão social da água. A capacidade de garantir a gestão dos recursos naturais pressupõe a Educação, para que os cidadãos possam entender as relações da sociedade com a natureza. A participação social nos processos de gestão dos recursos envolve diretamente a Escola. A hipótese central desta pesquisa admite que a partir da compreensão dos processos pedagógico-didáticos relacionados à água, praticados na rede de ensino pública, pode-se chegar ao conhecimento das dificuldades e potencialidades do atual sistema de ensino público em relação à educação socioambiental. A compreensão dos processos pessoais, profissionais e da prática social, pode contribuir para o conhecimento da práxis dos atuais educadores e para a definição de estratégias e novas práticas educacionais com vistas à gestão social das águas. Para a execução da coleta de campo foram selecionados 73 educadores de 20 escolas da Rede Pública Municipal e Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Município de São José dos Pinhais - Paraná. A escolha deste município deu-se pela importância da cidade e de suas micro-bacias no planejamento e gestão dos recursos hídricos do Alto Iguaçu, no estado do Paraná. | pt_BR |
| dc.format.extent | xii, 194f. : il., grafs., tabs. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
| dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
| dc.subject | Agua - Aspectos ambientais | pt_BR |
| dc.subject | Geografia | pt_BR |
| dc.title | Educação para a gestão social das águas | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |