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    Quantificação do ruído de combustão em um motor ciclo Otto usando diferentes combustíveis de competição através da técnica de intensidade sonora

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    D - ELIEZER ALCIDES PACHECO.pdf (6.704Mb)
    Date
    2013-11-13
    Author
    Pacheco, Eliezer Alcides
    Metadata
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    Subject
    Teses
    Som - Intensidade
    Motores à gasolina
    Ruido - Medição
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: O processo de geração de ruído em motores é complexo e pode ser classificado em dois tipos diferentes de ruídos: de combustão e mecânico. O ruído de combustão é a parcela do ruído do motor originado pela variação brusca da pressão dos gases dentro da câmara de combustão. A contribuição de todas as outras fontes do motor é considerada ruído mecânico. Como o ruído de combustão constitui a principal fonte de ruído, conhecer o nível global de ruído de diferentes tipos de combustíveis é um parâmetro importante para os fabricantes de motores e auxiliar na formulação de novos combustíveis para reduzir o ruído de combustão. Foram avaliados os níveis de ruído total de um motor ciclo Otto - ruído mecânico mais o ruído de combustão - e o ruído de combustão, utilizando cinco tipos de combustíveis de competição. Para quantificação dos níveis de ruídos utilizamos a técnica de Intensidade Sonora sobre as faces laterais, frontal e superior do motor. Os experimentos foram desenvolvidos no laboratório de motores da Petrobras situado em Canoas - Rio Grande do Sul. Os cinco diferentes tipos de combustíveis utilizados foram: gasolina de primeiro enchimento para montadoras, gasolina especial para competições de alto nível, mistura de metanol com MTBE, com 50% de cada, metanol puro e álcool etílico puro. As análises dos resultados dos experimentos demonstraram que os combustíveis com maiores potência, rendimento volumétrico e velocidade de queima apresentaram níveis de ruído de combustão mais elevados. Os níveis de ruído de combustão foram calculadas separadamente do ruído de combustão do nível global do motor.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/33536
    Collections
    • Teses & Dissertações [5795]

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