Quantificação do ruído de combustão em um motor ciclo Otto usando diferentes combustíveis de competição através da técnica de intensidade sonora
Date
2013-11-13Author
Pacheco, Eliezer Alcides
Metadata
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TesesSom - Intensidade
Motores à gasolina
Ruido - Medição
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DissertaçãoAbstract
Resumo: O processo de geração de ruído em motores é complexo e pode ser classificado em dois tipos diferentes de ruídos: de combustão e mecânico. O ruído de combustão é a parcela do ruído do motor originado pela variação brusca da pressão dos gases dentro da câmara de combustão. A contribuição de todas as outras fontes do motor é considerada ruído mecânico. Como o ruído de combustão constitui a principal fonte de ruído, conhecer o nível global de ruído de diferentes tipos de combustíveis é um parâmetro importante para os fabricantes de motores e auxiliar na formulação de novos combustíveis para reduzir o ruído de combustão. Foram avaliados os níveis de ruído total de um motor ciclo Otto - ruído mecânico mais o ruído de combustão - e o ruído de combustão, utilizando cinco tipos de combustíveis de competição. Para quantificação dos níveis de ruídos utilizamos a técnica de Intensidade Sonora sobre as faces laterais, frontal e superior do motor. Os experimentos foram desenvolvidos no laboratório de motores da Petrobras situado em Canoas - Rio Grande do Sul. Os cinco diferentes tipos de combustíveis utilizados foram: gasolina de primeiro enchimento para montadoras, gasolina especial para competições de alto nível, mistura de metanol com MTBE, com 50% de cada, metanol puro e álcool etílico puro. As análises dos resultados dos experimentos demonstraram que os combustíveis com maiores potência, rendimento volumétrico e velocidade de queima apresentaram níveis de ruído de combustão mais elevados. Os níveis de ruído de combustão foram calculadas separadamente do ruído de combustão do nível global do motor.
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