Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFerreira, Adriane Carneiropt_BR
dc.contributor.otherTavares, Taís Moura, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-12T13:01:28Z
dc.date.available2020-06-12T13:01:28Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33345
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Tais Moura Tavarespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 18/09/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: f. 165-173pt_BR
dc.descriptionLinha de pesquisa: Políticas educacionaispt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa tem como tema as questões relativas aos desafios do ensino médio público. Apresenta dados nacionais e paranaenses que refletem a problemática referente a essa etapa de ensino e algumas das políticas de enfrentamento elaboradas pelo estado do Paraná para o período de 2003-2010. A investigação centra-se na proposta do Ensino Médio Organizado por Blocos de Disciplinas Semestrais (EMpB). Pauta-se no pressuposto de que as políticas, ao serem implantadas nos colégios, sofrem um processo de tradução por meio das influências da cultura, dos valores, das condições físicas, profissionais e materiais, das pressões externas e internas que permeiam o espaço escolar. O trabalho, portanto, tem como objetivo desvelar os mecanismos utilizados pelos profissionais dos colégios pesquisados para incorporar as determinações do texto político à prática cotidiana. Utiliza como referencial a abordagem do Ciclo de Políticas (BALL; BOWE, 1992, 1994), focando principalmente no Contexto da Prática, a teoria da política em ação - theory of policy enactment (BALL, MAGUIRE E BRAUN, 2012) e a política como tradução (LENDVAI E STUBBS, 2012). Utiliza também dados do INEP, IBGE, SEED/PR, de entrevistas com diretores, diretores auxiliares, pedagogos, da APP - Sindicato, da Secretaria de Estado da Educação; de questionários aplicados aos docentes; de documentos elaborados pela SEED/PR sobre a proposta; e Projetos Político-Pedagógicos das instituições analisadas. Os dois colégios que aceitaram participar da pesquisa foram selecionados utilizando como critérios: pertencer ao Núcleo Regional de Educação de Curitiba, em que houve maior adesão ao EMpB; e que as direções tenham participado da comissão que elaborou a proposta. O trabalho de cunho exploratório aponta que os profissionais dos colégios utilizam de mecanismos para articular o que está proposto no texto legal com a sua realidade, nos seguintes âmbitos: administrativo e organizacional, de gestão e participação e pedagógico.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research has as its theme the issues related to the challenges of public high school. Presents national data and data of Parana State that reflect the problems related to this phase and some of the policies coping prepared by state of Parana for the period 2003 - 2010. The research focuses on the proposal of the School Organized by Blocks Semester Courses (EMpB). Presuppose that the policies to be implemented in schools undergo a process of translation by through the influences of culture, values, physical condition, professional and materials, internal and external pressures that permeate the school environment. The work, therefore, is to reveal the mechanisms used by colleges surveyed to incorporate the determinations of their political text everyday practice. Used as a reference approach Cycle Policies (BALL; BOWE, 1992, 1994), focusing mainly in the context of practice, the theory of political action - theory of policy enactment (BALL, AND BRAUN MAGUIRE, 2012) and politics as translation (Lendvai and STUBBS, 2012). Was used INEP, IBGE, and SEED / PR, interviews with directors, assistant directors, educators, APP - Union, Secretary of State of Education; questionnaires given to teachers; document prepared by SEED / PR on the proposal, and political-pedagogical schools. The two schools that agreed to participate were selected using criteria: belonging to the Regional Education Center of Curitiba, in which there was greater adherence to EMpB; having participated in the committee that drafted the proposal. The exploratory work shows that the professional colleges use mechanisms to articulate the proposed in legal text your reality in the following areas: administrative and organizational, management and participation and teaching.pt_BR
dc.format.extent173 f. : il., tabs., grafs. (algumas color).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médio - Paranápt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos políticospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleTradução da política pela escola : um estudo exploratório sobre o ensino médio por blocos de disciplinas semestrais (EMPB)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples