O professor em ação dramática na educação infantil : um estudo com professores da rede municipal de ensino de Curitiba - Paraná

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Data
2013Autor
Leite, Elisangela Christiane de Pinheiro
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Resumo: Este estudo dedicou-se a investigar quais saberes mobilizam a ação dramática de professores que atuam na Educação Infantil. Os referenciais teóricos utilizados foram Courtney (2010), Nóvoa (1979, 1989), Slade (1978), Leenhardt (1974), Cabral (2006, 2008), Vidor (2010) sobre a pedagogia do teatro no que se refere ao uso do drama; Oliveira-Formosinho (2002), DCNEI (2010), Cerisara (1995, 2002) e Tristão (2006), sobre as especificidades da docência na Educação Infantil. Diante desses pressupostos teóricos propus o conceito professor em ação dramática tomando como referência as ideias de Nóvoa (2009, 2010), Boal (1991, 2009), González (1989), Barret (2007) e Garanhani (2004). Sobre os saberes docentes para ação dramática os aportes teóricos foram: Nóvoa (1995), Tardif (2012), Lombardi (2010, 2011) e Charlot (2000, 2013). Para a produção dos dados utilizei como instrumento: entrevista estruturada, semi-estruturada e observação. A relação com o saber de Charlot (2000) foi a teoria que me apoiei para fazer as análises e interpretações dos dados, através dela foi possível construir as conclusões e considerações finais da pesquisa. Esse estudo demonstrou que os saberes que mobilizam os professores para a ação dramática na Educação Infantil são provenientes das seguintes fontes: a experiência na Educação Infantil, a formação na área da Educação, formação continuada em teatro e a formação de ordem pessoal. Tardif (2012) me ajudou a compreender que as fontes de saberes docentes são múltiplas e se transformam de acordo com a experiência, ou seja, na relação com as crianças. Conclui, a partir disso, que o professor em ação dramática é uma proposta que pode estar presente em todos os contextos pedagógicos com as crianças pequenas e se realiza com a participação ativa delas. É uma proposta para a especificidade que a docência na Educação Infantil exige e toma como referência duas premissas: 1) não acontece exclusivamente nas práticas que envolvem a linguagem dramática e, 2) a sua utilização acontece na relação professor-criança e/ou criança-professor, a qual se traduz em ação do professor e reação das crianças. Abstract: This research was dedicated to investigate what is the knowledge that mobilizes the dramatic action of teachers who work in the Early Childhood Education. The theoretical references used were Courtney (2010), Nóvoa (1979, 1989), Slade (1978), Leenhardt (1974), Cabral (2006, 2008), Vidor (2010) about the pedagogy of theater in relation to the use of the drama; Oliveira-Formosinho (2002), DCNEI (2010), Cerisara (1995, 2002) and Tristão (2006), about the specificities of teaching in the Infantile Education. Faced with these theoretical assumptions I proposed the concept of teacher in the dramatic action taking as a reference the ideas of Nóvoa (2009, 2010), Boal (1991, 2009), González (1989), Barret (2007) e Garanhani (2004). About the faculty knowledge for the the dramatic action, the theoretical contributions were: Nóvoa (1995), Tardif (2012), Lombardi (2010, 2011) and Charlot (2000, 2013). For the data production I used as instruments: structured interview, semi-structured interview and observation. The relationship with the knowledge of Charlot (2000) was the theory that I used to do the analysis and interpretation of the data. The conclusions and the final considerations of this research were possible through this theory. This study has demonstrated that the knowledge that mobilize the teachers in the dramatic action in Early Childhood Education is from the following sources: the experience in Early Childhood Education, the graduation in the Education area, the continued education in drama and the formation of personal. Tardif (2012) helped me to understand that the sources of teacher knowledges are multiples and they are transformed according to the experience or in the relationship with the children. I conclude from this study that the teacher in the dramatic action is a proposal that can be present in all the educational contexts with the young children and it is done with the active participation of them. It is a proposal for the specificity that the teaching in the kindergarten requires and it takes as a reference two premises: 1) It does not happen only in the practices that involve the dramatic language, 2) Its use happens in the teacher-child and / or child-teacher relationships, which translates into the teacher's action and the children's reaction.
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