Poluição sonora nos eixos estruturais de transporte da Cidade de Curitiba - PR
Date
2013-11-01Author
Fiedler, Paulo Eduardo Kirrian
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Dissertaçõesxmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Resumo: Curitiba, como toda grande capital em contínuo desenvolvimento, agrega este componente à sua vida urbana: a poluição sonora caracterizada pelo ruído urbano. O presente estudo tem por objetivo estudar o impacto ambiental sonoro gerado pelo tráfego rodoviário, através de medições in situ e mapeamento sonoro, tendo como objeto de avaliação os principais eixos de transporte urbano da cidade de Curitiba. Para tanto foram realizadas as seguintes etapas: 1) definição dos locais avaliados; 2) coleta de dados de campo; 3) tabulação dos dados coletados; 4) mapeamento acústico; 5) proposição de medidas mitigadoras; 6) avaliação de cenários futuros; e 7) avaliação conclusiva. O objeto deste estudo é a avaliação do ruído ambiental em 4 (quatro) trechos importantes da cidade que fazem parte dos Setores Especiais Estruturais. O trecho 1 avaliado faz parte do Setor Especial Estrutural Sul, abrangendo os bairros: Novo Mundo, Portão e Água Verde. O trecho 2 avaliado faz parte do Setor Especial Estrutural Oeste e abrange os bairros: Campina do Siqueira, Bigorrilho e Mercês. O trecho 3 avaliado faz parte do Setor Especial Estrutural Sul e abrange os bairros: Seminário, Batel e Centro. O trecho 4 avaliado faz parte do Setor Especial Estrutural Leste e abrange os bairros: Alto da Rua XV, Cristo Rei, Cajuru e Capão da Imbuia. Para caracterizar a poluição sonora nos trechos avaliados, foram realizadas 227 medições em locais diferentes, totalizando mais de 40 horas de medição. As medições sonoras foram realizadas conforme as recomendações da norma NBR 10151/2000. Foi utilizado o software de análise Predictor 8.11 para a realização dos mapas acústicos. Áreas sensíveis ao ruído são as regiões onde as medidas de planejamento e de redução do ruído devem ser executadas prioritariamente. Para identificar essas áreas, foram destacados em cada um dos mapas apresentados os principais hospitais e escolas de cada um dos trechos analisados. Foi avaliado um cenário de referência que representa o "panorama acústico" atual. Foram também criados três cenários hipotéticos e distintos entre si, para avaliar o ruído nas áreas sensíveis. No cenário 1, foi criada a hipótese de que a quantidade de veículos é reduzida em 50% em relação a atual. No cenário 2 foi criada a hipótese da substituição total de ônibus com motor a diesel, por ônibus com motor elétrico. O cenário 3 simula o ruído nas áreas sensíveis considerando o espaço de tempo de 10 anos. Neste cenário foi considerado que a frota de veículos continua a aumentar, segundo as taxas atuais, que são de 5,6% ao ano. Os resultados sugerem que a situação acústica destes trechos caracteriza a existência de poluição sonora. Os cenários apresentados revelaram que as medidas adotadas não foram suficientes para reduzir significativamente os níveis sonoros. Desta maneira, fica evidenciado que apenas uma medida de controle tomada não é suficiente para resolver este problema. É necessário um planejamento de médio e longo prazo, com várias medidas que atuem em conjunto para combater o ruído de forma eficiente.
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