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dc.contributor.advisorZannin, Paulo Henrique Trombetta, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambientalpt_BR
dc.creatorBunn, Fernandopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-23T17:59:59Z
dc.date.available2024-07-23T17:59:59Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/32971
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo Henrique Trombetta Zanninpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental. Defesa: Curitiba, 04/03/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 164-174pt_BR
dc.description.abstractResumo: As ferrovias que passam pela cidade de Curitiba cumpriram um importante papel no desenvolvimento do Estado do Paraná. Na época o traçado era condizente com a cidade, mas hoje é incompatível com a ocupação urbana e o adensamento da Região Metropolitana (SILVA, 2009). Atualmente, a cidade de Curitiba possui 2 grandes ramais ferroviários: Ramal Jardim Botânico e o Ramal Rio Branco do Sul. Devido à grande interação com a malha urbana, a presença da linha férrea causa diversos problemas à população próxima à via, como a poluição sonora. Sabendo da problemática em questão, o objetivo do estudo é o de quantificar o problema ambiental ocasionado pelo ruído ferroviário na capital paranaense e propor possíveis alternativas. O estudo foi elaborado através de medições e mapeamentos acústicos nos dois ramais ferroviários da cidade. Ao todo foram avaliadas 26 das 48 passagens de nível existentes na cidade. Em cada ponto avaliado as medições foram subdivididas em: 1) Situação A - Medição da passagem do trem com acionamento da buzina; 2) Situação B - Medição com a passagem do trem sem buzinar; e 3) Situação C - Medição do ruído ambiente sem a passagem do trem. Segundo as medições realizadas em ambos os ramais, todos os pontos da situação A e da situação B estão acima dos níveis sonoros permitidos pela legislação municipal 10.625/02. Além das medições, foram calculados mapas de ruído para uma visualização global do ruído gerado pelo trem. Pelos mapeamentos acústicos, foi observado que as regiões próximas às passagens de nível são as mais impactadas, pois antes dos cruzamentos da via férrea com as vias urbanas ocorre o acionamento da buzina do trem (em uma distância total de 100 metros). Após os resultados obtidos das medições e mapeamentos acústicos, ficou evidenciado que o tráfego de trens, nos trechos urbanos estudados, produz um impacto ambiental que resulta em níveis de poluição sonora inadequados às pessoas que vivem ou trabalham próximas às vias férreas. Estes resultados demonstram que são necessárias medidas de controle para diminuição dos níveis sonoros. A partir disto, foram apresentadas 3 alternativas para o controle da poluição sonora gerada pelo tráfego ferroviário: 1) A exclusão da buzina; 2) A inserção de barreiras acústicas; e 3) A retirada do trem através do contorno ferroviário. Como a avaliação do ruído ferroviário na cidade de Curitiba foi realizada em muitos pontos, para uma melhor análise, a avaliação das medidas foi realizada para 2 locais de grande importância: 1) Ponto 1 do Ramal Jardim Botânico - local onde estão inseridos dois grandes hospitais (Hospitais Cajuru e Marcelino Champagnat) e 2) Pontos 4 e 5 do Ramal Jardim Botânico - local onde se encontra o Colégio Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira. Os resultados mostraram que mesmo com a aplicação de apenas uma das medidas de controle de ruído, nos locais em estudo, os níveis sonoros ainda estão acima dos valores limites estabelecidos pela legislação municipal.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The railroads that cross the city of Curitiba played an important role in the development of the State of Paraná. At that time, the track was consistent with the city; today it is incompatible with the urban occupation and densification of the Metropolitan Area (SILVA, 2009). Currently, the city of Curitiba has two major railway branches: Botanical Garden and Rio Branco do Sul. Due to the high interaction with the urban network, the presence of the railway causes many problems to the population living next to the track, such as noise pollution. With this concern, this study aimed to quantify the environmental problem caused by railway noise in Curitiba and propose possible alternatives. The study was based on acoustic measurements and mappings in the two railway branches of the city. Altogether, 26 of the 48 level crossings were assessed. Measurements made at each point were subdivided into: 1) Situation A - measuring train passage & triggering horn; 2) Situation B - Measuring train passage with no triggering horn and 3) Situation C - Measuring environmental noise with no train passage. According to measurements made in both branches, all points in situation A and situation B are above the noise levels permitted by municipal law 10.625/02. In addition to measurements, noise maps were calculated for a global view of the noise generated by trains. Noise mappings revealed that level crossing vicinity was the most impacted area as train horns are triggered before railroad crosses urban ways in the region (for a total distance of 100 meters). Measurement and noise mapping results also revealed that the train traffic in the urban stretches studied produces an environmental impact that leads to inadequate levels of noise, which is a nuisance for people who live or work near the railway tracks. These results demonstrate that control measures are needed to decrease noise levels. After this finding, we presented three alternatives for the control of railway-generated noise pollution: 1) Horn deactivation; 2) Insertion of noise barriers, and 3) Withdrawal of trains throughout the railway boundary. As the assessment of railway noise in the city of Curitiba was carried out at many points, for a better analysis a measure evaluation was performed for 2 sites of high relevance: 1) Point 1, Botanical Garden Branch - where two large hospitals (Cajuru Hospital and Marcellino Champagnat Hospital) can be found; and 2) Points 4 and 5, Botanical Garden Branch - where the State School Professor Maria Aguiar Teixeira is located. Results showed that even after application of one single measure to control noise at the locations under study, sound levels are still above the limits established by municipal legislation.pt_BR
dc.format.extent185f. : il., grafs., maps., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPoluição sonorapt_BR
dc.subjectControle de ruídopt_BR
dc.subjectFerrovias - Trafegopt_BR
dc.subjectRecursos Hídricospt_BR
dc.titleAvaliação da poluição sonora gerada pelo tráfego ferroviário na Cidade de Curitibapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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