Decisoes estratégicas causadas por mudanças ambientais : estudo comparativo de casos em organizaçoes varejistas: Farmácias/ Drogarias

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Date
2003Author
Oliveira, Jair de
Metadata
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Processo decisório - Farmácias, drogarias, etcClima organizacional
Desenvolvimento organizacional
Farmácias, drogarias, etc
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DissertaçãoAbstract
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa foi de verificar como as mudanças organizacionais das empresas varejistas do segmento de farmácias do Estado do Paraná foram afetadas pelas decisões estratégicas dos seus dirigentes, reflexo das mudanças ambientais ocorridas no período de 1994 a 2001. É um estudo de natureza exploratória e não experimental, ex-post-factum, porque os fatos estudados já ocorreram. Para realização da pesquisa utilizaram-se de duas estratégias de pesquisa, o levantamento e o estudo de caso, em três fases. Na primeira fase realizou-se um levantamento por meio de entrevistas semiestruturadas, pessoal e em profundidade, com três especialistas do ramo farmacêutico, todos com reconhecida notoriedade em nível nacional, objetivando verificar as principais mudanças ambientais ocorridas no período de 1994 a 2001. Destas entrevistas e com acréscimo de dados secundários, foi estabelecida uma classificação das principais mudanças ambientais de grande amplitude que afetaram o setor durante o período da pesquisa. De posse da lista das principais mudanças ambientais elaborou-se um questionário, para o estabelecimento das quatro principais mudanças ambientais. Para esta fase foram realizadas pesquisas com especialistas, através de questionários autopreenchidos. Os resultados desta fase culminaram com a determinação das quatro mais importantes mudanças ambientais do período de 1994 a 2001, para o setor de comércio farmacêutico. A mais importante mudança classificada foi o fenômeno da ampliação das redes de farmácias e drogarias; em seqüência, o início da comercialização dos medicamentos genéricos; a terceira mudança ambiental foi o incremento das cooperativas de compras; e a última, as campanhas de descontos promocionais das redes de farmácias e drogarias. Após, iniciou-se a última fase, que utilizou como método o estudo de caso múltiplo, combinado com uma análise comparativa dos resultados de todas as empresas pesquisadas. Foram pesquisadas oito empresas do setor, sendo quatro empresas de modelo varejista rede e quatro de modelo independente. Os dados desta fase foram levantados por meio de entrevistas em profundidade, aplicadas no nível diretivo para as redes, e diretamente com os proprietários, quando das farmácias independentes. Abstract: The general purpose of this research was to verify how the organizational changes, the retail enterprise of the drugstores in Paraná state were affected by the strategic decisions of their managers' reflexion of the environmental changes occurred along the 1994 to 2001 period. It is a study of an exploratory nature and not an experimental one, ex-postfactum, since the studied facts have already happened. In order to accomplish the research it was used two strategies: the survey and the case study, within three phases. The first phase was made through a survey with semi-structure interviews, personal and deeply, with three specialists in the pharmaceutics field, all of them were nationally renowned professionals, and had the objective to verify the main environmental changes occurred along the 1994 to 2001 period. From such interviews, as well as secondary facts, it was established a classification of the main environmental changes of great amplitude that affected the sector during the period of the research. By having the list of the main environmental changes it was prepared a questionnaire to establish the four main environmental changes. For this phase it was made researches with the specialists by answering the questionnaire. The results of such a phase culminated with the determination of the four main environmental changes along the 1994 to 2001 period for the pharmaceutics business sector. The most important classified change was the phenomenon of the enlargement of the pharmacies and drugstore fields; secondly it was the start of the commercialization of generic medicines; thirdly it was the development of buying cooperatives; and the last one the campaigns of promotional discounts of the pharmacies and drugstores fields. Afterwards it was started the last phase that made use of a multiple casestudy method, altogether with a comparative analysis of every researched eight sector enterprises models and the other four were from independent models. The data from such a phase were surveyed by means of deep interviews, applied in directive level for the fields and directly with their owners from the independent pharmacies.
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