Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVillalba, Terumi Koto Bonnet, 1949-pt_BR
dc.contributor.authorBoni, Valéria de Fátima Carvalho Vazpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-09-03T17:02:02Z
dc.date.available2020-09-03T17:02:02Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/32752
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Terumi Koto Bonnet Villalbapt_BR
dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 29/08/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 177-195pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos linguísticospt_BR
dc.description.abstractResumo: As pesquisas contemporâneas têm trazido à baila algumas elucubrações a respeito das inquirições psicolinguísticas e neurolinguísticas acerca da aquisição de segunda língua, a qual tem se revelado, pelas suas imbricações, uma área de estudo multidisciplinar. Destarte, quando pesquisamos aquisição de segunda língua, deparamo-nos com pesquisas de interface entre a língua materna e a segunda língua ou que buscam responder como as línguas interagem em indivíduos bilíngues. O presente estudo objetiva desenvolver uma investigação acerca dos pressupostos psicolinguísticos e neurolinguísticos relacionados à representação lexical mental em segunda língua, pautando-se nas bases teóricas subjacentes às pesquisas sobre a representação conceitual e o processamento lexical mental em segunda língua de aprendizes iniciantes adultos. A análise crítica dos principais modelos psicolinguísticos baliza-se nos conceitos utilizados para a representação do processamento lexical mental em segunda língua (Levelt, 1989; De Bot, 1997; Kroll & De Groot, 1997; Jiang, 2001; Kormos, 2006; Pavlenko, 2009) e na discussão da teoria neurolinguística do bilinguismo (Paradis, 2004, 2009). Nesse viés, questionar-se-á a legitimidade do debate atinente à dicotomia representacional conceitual compartilhado vs. separado dentro dos modelos, bem como o embate língua materna vs. segunda língua durante o processo de aquisição de segunda língua. Ademais, vislumbra-se inserir novas intravisões psicolinguísticas e neurolinguísticas, advindas dos resultados desses estudos, na práxis pedagógica do ensino de vocabulário em segunda língua. Concluímos, afirmando que não há, até o presente momento, um modelo de representação lexical mental bilíngue composto por características indefectíveis. A discussão acerca do desenvolvimento de novos modelos está apenas no início, visto que a natureza dos mecanismos que exercem o controle sobre as duas línguas permanece indeterminada. Dessa forma, faz-se necessário o debate de pesquisas de interface psicolinguística e neurolinguística, vislumbrando uma compreensão detalhada dos mecanismos do complexo léxico mental. Essas questões discutidas no decorrer desta tese, não irão apenas contribuir para a complementação dos modelos, mas também poderão causar um impacto decisivo para a elucidação de questões inerentes à representação lexical mental bilíngue, intencionando fomentar, sobretudo, o amadurecimento dessa questão téorica, pouco explorada, dentro do contexto científico brasileiro contemporâneo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Contemporary research has brought up some musings about psycholinguistic and neurolinguistic inquiries in second language acquisition, which has been shown, by their overlapping, to be an area of multidisciplinary study. Thus, when researching second language acquisition, we find research interface between the mother tongue and the second language, or that seek to answer how languages interact in bilinguals. This study aims to develop research about the assumptions related to the neurolinguistic and psycholinguistic mental lexical representation in second language, basing on the theoretical bases underlying the research on conceptual representation and mental lexical processing in adult second language learners. A critical analysis of major psycholinguistic models beacon on the concepts used for the mental representation of lexical processing in a second language (Levelt, 1989; De Bot, 1997; Kroll & De Groot, 1997; Jiang, 2001; Kormos, 2006; Pavlenko, 2009) and the discussion of neurolinguistic theory of bilingualism (Paradis, 2004, 2009). In this sense, we examine the legacy of the debate about the dichotomy shared vs. separate representation within models as well as the clash first language vs. second language during the process of second language acquisition. Furthermore, it is envisaged to insert new insights from psycholinguistic and neurolinguistic, arising from the results of these studies, in the pedagogical praxis of teaching vocabulary in a second language. We conclude by stating that there is not, to date, a model of the bilingual mental lexical representation consisting of unfailing characteristics. The discussion about the development of new models is just the beginning, since the nature of the mechanisms that exert control over both languages remains undetermined. Therefore, it is necessary to debate research interface psycholinguistics and neurolinguistics, seeing that a detailed understanding of the complex mechanisms of the mental lexicon. These issues discussed in the course of this thesis will not only contribute to the completion of the models, but also may cause a decisive impact on the elucidation of issues inherent mental bilingual lexical representation, intending to promote, especially the maturation of this theoretical issue, little explored within the contemporary Brazilian scientific context.pt_BR
dc.format.extent195 f. : il. , grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectAquisição da segunda linguagempt_BR
dc.subjectLexicografiapt_BR
dc.subjectPsicolinguisticapt_BR
dc.subjectNeurolinguisticapt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleRepresentação lexical mental em segunda língua : uma análise crítica de modelos psicolinguísticos e neurolinguísticospt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples