Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Clovis Luiz Machado dapt_BR
dc.contributor.authorVale, Bianca Donida Zaleskipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.date.accessioned2022-06-20T20:39:23Z
dc.date.available2022-06-20T20:39:23Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/32618
dc.descriptionOrientador : Clóvis L. Machado-da-Silvapt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre a estratégia de negócios e a estratégia tecnológica adotadas por uma empresa do setor elétrico nacional, diante de um ambiente externo marcado por profundas transformações institucionais. A estratégia de negócios foi analisada considerando-se as principais diretrizes que fizeram parte do plano de ação implementado pela empresa para lidar com esta nova realidade setorial. A estratégia tecnológica foi analisada levando em conta três aspectos: a capacitação tecnológica, as fontes de aquisição de tecnologia e a gestão da tecnologia. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, enquadrando-se nas categorias de estudo qualitativo, nãoexperimental, descritivo e relacional, com uma perspectiva de estudo longitudinal, compreendendo o período de 1998 a 2002. A empresa escolhida para a realização deste trabalho foi a Copel S.A., concessionária dos serviços de energia elétrica no Estado do Paraná. O período de coleta de dados na empresa foi de novembro de 2002 a março de 2003, que compreendeu a realização de entrevistas e análise de documentação interna, com posterior utilização da técnica de análise de conteúdo para tratamento das informações obtidas. Como principais conclusões do estudo pode-se afirmar que a Estratégia de Negócios da Copel no período analisado teve como principais influências não só as mudanças impostas pelo novo modelo institucional do setor, mas também o atendimento aos interesses do governo do Estado. Nesse período a empresa vivenciou grandes transformações na sua estrutura organizacional, passando a se constituir como uma holding composta por cinco subsidiárias no ano de 2001. A relação entre a estratégia de negócios e a estratégia tecnológica adotadas pela empresa apresentou-se bastante forte, uma vez que a tecnologia é tratada como um forte diferencial competitivo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims had as its main point to analyse the connection between business and the technolgical strategies adopted by a company of the national eletric sector, facing an external environment marked by deep institutional transformations. The business strategy was analysed considering the main lines of direction which were part of the action plan used by the company to deal with this new sector reality. The technological strategy was analysed considering three aspects: the technological capacitation, the sources of technological acquisition and the technological management. The methodology used was a study of case, setting on the categories of qualitative studies, non-experimental, descriptive and relational, with a longitudinal perspective englobing the 1998-2002 period. The company chosen for this research was Copel S.A., a concessionaire of electrical services of Paraná state. The data collection period in the company was from november 2002 to march 2003, wich was composed by interviews and the analysis of the internal documentation, with posterior use of technical content analysis for treatment of information obtained. As the main conclusions of this research we can affirm the business strategy of Copel, on the analysed period had as its biggest influences not only the changes imposed for the new institutional sector model, but also the attendance of the Paraná state interests. During this period the company experienced big transformations in its organization structure, being now a holding composed by five subsidiaries on the year 2001. The connection between the business and technological strategies used by the company was considered really efficient, once the technology is treated as a strong competitive differential.pt_BR
dc.format.extentxvii, 201f. : il., grafs., tbs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectEnergia elétrica - Administraçãopt_BR
dc.subjectSucesso nos negociospt_BR
dc.subjectCompanhia Paranaense de Energiapt_BR
dc.titleMudança ambiental e a relaçao estratégia-tecnologia : o caso copel S. A.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples