Inclusão escolar da criança pequena com necessidades especiais : concepções de mães, de educadoras da educação infantil e de professoras do atendimento educacional especializado
Resumo
Resumo: A tese investiga as concepções que norteiam o processo de inclusão educacional da criança pequena com necessidades especiais segundo suas Mães, suas Educadoras da Educação Infantil, e suas Professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O contexto e as participantes foram escolhidos por sua significativa influência no desenvolvimento humano, especialmente no que compete à primeira infância e à construção do processo inclusivo de crianças pequenas com necessidades especiais. As participantes foram entrevistadas por meio de perguntas abertas elencadas em roteiros previamente estabelecidos, em estudo de cunho qualitativo, exploratório e comparativo. Segundo os resultados, as concepções das participantes sugerem uma perspectiva inclusiva, voltada para a possibilidade de socialização da criança pequena com necessidades especiais com outras crianças sem estas necessidades, e para a concepção de que estar em inclusão é o cumprimento de um direito. As mães participam pouco do processo de inclusão de sua criança. Já as funções das professoras que trabalham no Atendimento Educacional Especializado são praticamente desconhecidas dentro do contexto do processo inclusivo das crianças pequenas que atendem. As educadoras de Educação Infantil, por sua vez, sentem-se despreparadas para atender as necessidades educacionais das crianças que são foco da inclusão. As educadoras destacam que a relação entre as crianças é um dos elementos que mais promovem o desenvolvimento dos educandos que estão em inclusão. Tanto as professoras do Atendimento Educacional Especializado, quanto as Educadoras da Educação Infantil demonstram variadas preocupações sobre o modo como vem acontecendo a inclusão de crianças pequenas com necessidades educacionais especiais, e junto com as mães, chamam a atenção para a necessidade de transformações no modo como está se dando a inclusão de crianças pequenas na Educação Infantil. Esta pesquisa evidencia que a inclusão de crianças pequenas com necessidades especiais na Educação Infantil ainda reflete diversas contradições e desencontros, mas se mostra como uma experiência válida por ser uma ação que transgride o comum, pois proporciona novas reflexões, novas necessidades, dúvidas e significados, o que com certeza poderá gerar outras perspectivas e estratégias em prol da qualidade educacional e da promoção do desenvolvimento humano. Destaca-se a necessidade de que sejam realizados mais estudos dentro da presente temática dada sua relevância. Abstract: The thesis investigates the conceptions that guide the process of educational inclusion of the young child with special needs according with their Mothers, their Early Childhood Education's educators and their Specialized Educational Service's Teachers. The context and the participants was chosen for it's significant influence on human development, specially about the concerns early childhood and the building of the inclusive process of young children with special needs. The participants were interviewed through open questions chosen on pre-established lists, in a qualitative, exploratory and comparative study. According with the results, the participant's conceptions suggests a inclusive perspective, facing the possibility of socialization of a young child with special needs with other children without these needs, and to the conception that being included is the fulfillment of a right. The mothers participate little in the inclusion process of their child. But the functions of the teachers that work in the Specialized Educational Service are practically unknown inside the context of the inclusive process for the young children that them treat. The Early Childhood Education's educators, on the other hand, feel unprepared to meet the educational needs of the children that are the focus of the inclusion. The educators points the relation among the children is one of the elements that promotes the most development os the learners that are in the inclusion. Both the Specialized Educational Service's teachers and Early Childhood Education's educators shows various concerns about the way that the inclusion is happening with young children with special educational needs, and along with their mothers, call the attention to the necessity of transformations in the way that is occurring the inclusion of young children in the Early Childhood Education. This research shows that the inclusion of young child with special needs in the Early Childhood Education still reflects several contradictions and mismatches, but displays like a valid experiment for being an action that transgresses the common, for it provides new reflections, new necessities, doubts and meanings, which, for sure, will generate other perspectives and strategies on the behalf of educational quality and of the promotion of human development. Highlights the need of the realization of further studies inside of the present theme, given its relevance.
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