Recursos e competencias nas mudanças de conteúdo estratégico em pequenas empresas de massas alimentícias : estudo comparativo de casos
Resumo
Resumo: Este estudo mostra quais os principais recursos utilizados para execução de mudanças de conteúdo estratégico em três pequenas empresas de massas alimentícias. O foco da pesquisa é identificar quais os principais recursos utilizados, bem como os seus impactos na vantagem competitiva sustentável. A coleta de dados constituí-se de entrevistas com utilização de questionário semi-estruturado, bem como anotações de campo, observação não participante e ainda, informações obtidas por meio de dados secundários. Das três empresas pesquisadas, duas são da região metropolitana de Curitiba e outra do interior do Estado do Paraná. Todos os entrevistados pertencem ao nível tático-estratégico. A partir de análise de conteúdo e técnica de triangulação, chega-se aos principais recursos utilizados pelas empresas. Num primeiro momento, destacam-se os recursos arquitetura estratégica e reputação. A arquitetura estratégica está vinculada aos relacionamentos da empresa com outras organizações e se destaca tanto nas mudanças dentro de um mesmo quadrante, quanto de quadrantes diferentes. Já a reputação associa à empresa com questões de qualidade, confiança, reconhecimento e se destaca na pergunta de vantagem competitiva. Há padrão consistente dos principais recursos utilizados para mudanças dentro de um mesmo quadrante com destaque para arquitetura estratégica e tecnologia para o desenvolvimento de novos produtos. Recursos organizacionais para o desenvolvimento de novos mercados e inovação para a diversificação. Além disso, a arquitetura estratégica se destaca em todos os quadrantes (I, III e IV). Já mudanças que envolvem quadrantes diferentes (de uma mesma empresa), há destaque na Torino para os recursos organizacionais e inovação, sendo que outras empresas apresentam padrões menos consistentes. Além disso, o estudo aborda os diferentes níveis hierárquicos dos recursos organizacionais proposto por Brumagin em artigo de 1994. Por fim, à guisa de conclusão, sugestões de pesquisas futuras e limitações da atual são expostas para melhor enquadramento da pesquisa. Abstract: This study shows the main resources utilized to change strategic content in three small businesses in the pasta sector. The research's focus is to identify the main resources and the impacts on the sustainable competitive advantage. The data has been collected by semi-structure intertwines, field notation and no participant observation. The primary data were enriched with secondary data. Decisors from the upper and medium hierarchical levels were intertwined. Content analysis and triangulation technique were used to analysis the resources. Strategic Architecture and Reputation are two of principle resources found in the research. The first is related with the relationships that one firm has with others. Besides strategic architecture is important for changes in the same or different squares. On the other hand reputation is about the firm's quality and it is strictly related with competition. For changes related with the same Ansoff's Matrix square there is consistent standard and the main resources utilized were strategic architecture and technology for the development of new products. In the other hand, organizational resources represent great significance for market developments and innovation for the square of diversification. The resource strategic architecture is present independently of Ansoff's Matrix squares. And there isn't consistent standard for changes related with different Ansoff's Matrix squares. Besides this study explores the hierarchical levels of resources by Brumagin 1994 schema. The study ends with suggestions for future researches and the actual limitations.
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- Teses & Dissertações [10011]