Características personalistas de gestão dos empresários brasileiros e estratégias em empresas familiares
Date
2013-10-07Author
Lemos, Monica de Faria Mascarenhas e
Metadata
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Empresas familiaresEmpresas familiares - Planejamento
Industria textil
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DissertaçãoAbstract
Resumo: O presente estudo procurou fornecer elementos adicionais à compreensão do complexo fenômeno que as organizações familiares brasileiras representam. Seu objetivo foi verificar qual a influência que as características personalistas de gestão de empresários brasileiros exerce sobre esse tipo de organização. Com essa finalidade, fundamenta-se este trabalho nas principais características das empresas familiares. Tornou-se de extrema importância analisar a influência que a formação histórica, política e social brasileiras exerceu sobre o empresário brasileiro. A partir dos conceitos de empresa familiar e da formação histórica do país, classifica-se a empresa familiar brasileira, ressaltando algumas outras características peculiares e únicas. Dessa forma, objetivando a melhor visão desse fenômeno esta pesquisa identificou e classificou dez características personalistas de gestão do empresariado brasileiro, quais sejam: conservadorismo; tendência à centralização; autoritarismo; informalidade; rápida tomada de decisão; resistência à mudança; visão para o curto prazo; familiares na gestão; paternalismo; e hábito ao protecionismo Estatal. A partir disso, analisou-se as relações de influência que essas características exercem sobre a capacidade estratégica das organizações estudadas, a qual foi analisada através de quatro elementos estratégicos: estrutura organizacional; estrutura de decisão; profissionalização da administração; e investimentos em tecnologia. O método adotado para o desenvolvimento deste trabalho foi o estudo comparativo de três casos relativos à indústria têxtil, com avaliação transversal e tratamento descritivoqualitativo. A investigação empírica foi instrumentalizada por meio de entrevista semiestruturada. Diante dos resultados encontrados neste estudo, concluiu-se que quanto maior a intensidade dessas características no empresário, maior sua influência sobre a capacidade estratégica da organização. Essa relação demonstrou ser inversamente proporcional, quanto mais intensas essas características, menor capacidade estratégica organizacional.
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