Gramática na antiguidade tardia : Prisciano e sua Institutio de nomine et pronomine et verbo
Resumo
Resumo: Este trabalho trata da relação entre a gramática antiga e o ensino de língua estrangeira na antiguidade. O objeto de estudo é uma gramática de latim de Prisciano (séc. VI): a Institutio de nomine et pronomine et uerbo. Essa gramática contém apenas uma descrição detalhada da morfologia flexional da língua latina e por isso é caracterizada como uma gramática de estilo regulae, de modo que seria usada junto com gramáticas mais extensas, complementando o aprendizado. Prisciano a compôs em Constantinopla e certamente seu público alvo era de falantes de grego, o que pode ser percebido através da expressiva presença de nomes gregos entre os exemplos, de traduções para o grego de termos latinos e através do uso da língua grega como recurso para a explicação da gramática latina. Este trabalho investiga ainda as motivações do ensino de latim como língua estrangeira no leste do Império, estabelecendo uma relação entre o prestígio da língua latina, usada como variante super-alta, e a aristocracia burocrática, que alcançava cargos administrativos e buscava legitimação através do domínio da língua. Abstract: This thesis deals with the relation between ancient grammar and foreign language teaching in Antiquity. The object of this study is a Latin grammar written by Priscian (6th century): Institutio de nomine et pronomine et uerbo. This grammar contains nothing but a detailed description of the inflectional morphology of Latin and, for that reason, it is classified as a grammar of regulae type, so that it should be used conjointly with more extensive grammars, as a learning supplement. Priscian has written it at Constantinople and his target certainly was Greek speakers, which can be observed in the expressive presence of Greek names among the examples, in the presence of Greek translations of some Latin terms and in the use of the Greek language as a tool for the explanation of Latin grammar. This work also investigates the motivation of teaching Latin as a foreign language in the Eastern Roman Empire, establishing a connection between the prestige of Latin, which was used as a super-high variant, and the aristocracy of service, who reached the administrative posts and sought legitimacy through language proficiency.
Collections
- Teses & Dissertações [9989]