dc.contributor.author | Schainiuka, Lília | pt_BR |
dc.contributor.other | Campos, Claudia Mendes, 1969- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-05-12T13:50:32Z | |
dc.date.available | 2020-05-12T13:50:32Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/32136 | |
dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Claudia Mendes Campos | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 29/04/2013 | pt_BR |
dc.description | Bibliografia: fls. 114-115 | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Estudos linguísticos | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta dissertação pretende investigar como a argumentação aparece nos textos escritos por crianças. Para analisar a argumentação no texto infantil, recorremos à Teoria da Argumentação na Língua (ADL), mais especificamente à sua fase atual, a Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), desenvolvida por Ducrot e Carel (2005, entre outros). Como se trata da análise de texto infantil é importante compreendê-lo em suas singularidades. Para tanto buscamos subsídios na teoria de aquisição de linguagem desenvolvida por Lemos (2002), que encara a aquisição como mudanças de posição da criança na língua: a primeira relativamente à fala do outro; a segunda relativa à língua; e, a terceira, em relação à própria fala, sem que, no entanto, uma posição supere a outra. Partindo dessas hipóteses, analisamos a argumentação em textos escritos por crianças de nove e dez anos de uma escola pública, a partir da TBS, levando em conta as relações existentes entre sujeito, língua e outro e discutindo o papel do adulto na constituição da argumentação infantil. Usando o paradigma indiciário, analisamos na dissertação quinze textos e concluímos que a TBS representa uma forte ferramenta para a análise de textos, não somente de textos com estrutura e caráter argumentativo, mas em diversos outros gêneros e tipos. Em muitos dos textos do corpus, aparece a incorporação do discurso do outro, que ajuda a constituir a argumentação. Apesar de muitos deles apresentarem certos deslizamentos e cruzamentos nas estruturas, típicos em textos de crianças, isso não compromete a interpretação dos textos. Ao contrário, muitas vezes esses deslizamentos impõem certas interpretações e evocam determinados encadeamentos argumentativos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This dissertation intends to investigate how the argumentation appears in texts written by children. To analyze the infantile text, we recurred to the Language Argumentation Theory (LAT) specifically to its current phase, the Semantic Blocks Theory (SBT) developed by Ducrot and Carel (2005 at all). As it is infantile text analysis is important to understand it in its singularities. Thus we searched for subsidies in the Language Acquisition Theory developed by Lemos (2002), which faces the acquisition as position changes of the child in the language: the first related to the language, the second related to the language; and the third related to his/her own speech, but, however one position does not overcome the other. From these hypothesis we analyzed the argumentation in texts written by nine-and-tem-year-old children of o public school, from SBT, talsing into consideration the existent relation among subject, language and the other discussing the adult rule in the constitution of infantile argumentation. Using Clue Paradigm we analyzed in the dissertation fifteen texts and concluded that SBT represents a strong tool to analyze texts, not only texts with structure and argumentative character, but also in several other text genres and types. In many corpus texts, the incorporation of speech appears in the speech of others, which helps to constitute the argumentation. Although many of them showed some kind of sliding and crossing in the structure, typical in children texts, but that do not compromise the text interpretation. On the contrary many times these slidings improve certain interpretations and evoke determined argumentative chains. | pt_BR |
dc.format.extent | 149f. : il. , grafs., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Dissertações | pt_BR |
dc.subject | Letras | pt_BR |
dc.title | O texto argumentativo na escrita de crianças : um estudo através da teoria da argumentação na lingua | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |