Gestão estratégica do conhecimento organizacional e formação de capacidades diferenciais : estudo comparativo de casos em organizações bancárias
Abstract
Resumo: Este estudo foi delineado para procurar relacionar práticas de gestão estratégica do conhecimento organizacional de três instituições bancárias com a formação de suas capacidades diferenciais. O método de pesquisa utilizado foi estudo comparativo de casos. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com vinte e dois dirigentes: dez do Banco do Brasil, quatro do Bradesco e oito do Citibank. As entrevistas versaram sobre estratégias organizacionais relacionadas com gestão do conhecimento organizacional e capacidades diferenciais. De maneira específica, buscou-se identificar se práticas de gestão estratégica do conhecimento organizacional contribuem para a formação das capacidades diferenciais. A análise dos dados foi realizada de forma descritivoqualitativa, utilizando-se análises de conteúdo e de discurso como procedimentos para o tratamento dos dados. Os resultados encontrados demonstram que: (1) gestão do conhecimento não é algo novo, mas uma estratégia que parte de práticas já existentes. Não pôde ser inteiramente constatada a gestão estratégica do conhecimento organizacional, porque, embora evidenciada a integração de algumas práticas de gestão do conhecimento no contexto de negócios, não foi possível perceber claramente o alinhamento estratégico das práticas relacionadas com gestão do conhecimento. (2) As práticas de gestão estratégica do conhecimento organizacional das três organizações bancárias estudadas contribuem com a formação de capacidades diferenciais. (3) A "concepção estratégica do negócio" é a menos evidenciada das cinco capacidades diferenciais, porque persiste uma visão gerencial muito voltada ao orçamento tático operacional, próxima da administração por objetivos. (4) Há ações para a administração de competências e ativos intangíveis. (5) Seria válido separar, somente para fins didáticos, o processo (aprendizado organizacional) do conteúdo do conhecimento organizacional. (6) Mapas estratégicos representam avanço, permitindo salientar as estratégias e as diferentes proposições de valor dos bancos. (7) É corroborado estudo anterior em que um grupo francês integra a estratégia corporativa ao processo de construção de competências. Abstract: This study was designed to examine the relationship between the practices of strategic management of organizational knowledge of three banking institutions with the formation of their capability differentials. The research method employed was a comparative case study. The data was obtained through semi-structured interviews of twenty-two senior managers and executives; ten from Banco do Brasil, four from Bradesco and eight from Citibank. The interviews focused on organizational strategies for managing organizational knowledge and the development of capability differentials. Specifically, an attempt was made to determine if the practices of strategic management of organizational knowledge contributed to the formation of capability differentials. Data were analyzed using a descriptive-qualitative approach. Both content and discourse analyses were used in processing the collected data. The results demonstrated that: (1) rather than being something new, knowledge management is a strategy rooted in existing practices. Strategic management of organizational knowledge could not be entirely verified, because it was not possible to clearly confirm the strategic alignment of practices relating to knowledge management despite the existence of some evidence of the integration of certain practices of knowledge management in the business context. (2) The practices of strategic management of organizational knowledge in the three banking organizations studied contributed to the development of capability differentials. (3) Due to a persisting view of management that is closely tied to the tactic-operational budget, not unlike that of Management by Objectives, the "strategic view of business" was the least evidenced of the five capacity differentials. (4) Practices were employed to manage competence and intangible assets. (5) It would be useful, only for didactic purposes, to separate the process (organizational learning) from the content of organizational knowledge. (6) Strategic maps represent an advance and allow the strategies and different customer-value propositions of the banks to be highlighted. (7) The research corroborated the findings of a previous study in which a French group integrated its corporate strategy into the competence-building process.
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- Teses & Dissertações [8694]