Gestão estratégica do conhecimento organizacional e formação de capacidades diferenciais

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Date
2013-09-19Author
Uhry, Ricardo
Metadata
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Planejamento estrategicoBancos - Administração
Comportamento organizacional
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DissertaçãoAbstract
Resumo: Este estudo foi delineado para procurar relacionar práticas de gestão estratégica do conhecimento organizacional de três instituições bancárias com a formação de suas capacidades diferenciais. O método de pesquisa utilizado foi estudo comparativo de casos. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com vinte e dois dirigentes: dez do Banco do Brasil, quatro do Bradesco e oito do Citibank. As entrevistas versaram sobre estratégias organizacionais relacionadas com gestão do conhecimento organizacional e capacidades diferenciais. De maneira específica, buscou-se identificar se práticas de gestão estratégica do conhecimento organizacional contribuem para a formação das capacidades diferenciais. A análise dos dados foi realizada de forma descritivoqualitativa, utilizando-se análises de conteúdo e de discurso como procedimentos para o tratamento dos dados. Os resultados encontrados demonstram que: (1) gestão do conhecimento não é algo novo, mas uma estratégia que parte de práticas já existentes. Não pôde ser inteiramente constatada a gestão estratégica do conhecimento organizacional, porque, embora evidenciada a integração de algumas práticas de gestão do conhecimento no contexto de negócios, não foi possível perceber claramente o alinhamento estratégico das práticas relacionadas com gestão do conhecimento. (2) As práticas de gestão estratégica do conhecimento organizacional das três organizações bancárias estudadas contribuem com a formação de capacidades diferenciais. (3) A "concepção estratégica do negócio" é a menos evidenciada das cinco capacidades diferenciais, porque persiste uma visão gerencial muito voltada ao orçamento tático operacional, próxima da administração por objetivos. (4) Há ações para a administração de competências e ativos intangíveis. (5) Seria válido separar, somente para fins didáticos, o processo (aprendizado organizacional) do conteúdo do conhecimento organizacional. (6) Mapas estratégicos representam avanço, permitindo salientar as estratégias e as diferentes proposições de valor dos bancos. (7) É corroborado estudo anterior em que um grupo francês integra a estratégia corporativa ao processo de construção de competências.
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