A adoção de inovações pelos consumidores : o caso do comércio eletrônico via internet
Resumo
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar o comportamento inovador dos consumidores do comércio eletrônico via Internet. Baseado em um modelo de adoção de inovações, procurou-se verificar as relações existentes entre as características pessoais dos adotantes, as características percebidas da inovação e a influência pessoal na comportamento inovador. A pesquisa de campo foi realizada on-line com 401 usuários de dois provedores de acesso a Internet no Brasil entre os dias 16 e 29 de maio de 2000. Para analisar as características dos consumidores inovadores com diversas outras variáveis, foi gerado um escore que representou em um único índice, a variedade e a intensidade de compra dos consumidores de produtos e serviços pela Internet. Este escore foi gerado pela análise não linear de componentes principais (PRINCALS). Os resultados da pesquisa demonstraram que os inovadores não pertencem a uma faixa etária, nem possuem um grau de escolaridade específico, por outro lado eles se encontram na faixa de renda mais alta. Possuem significante grau de cosmopolitismo, alta exposição a mídia de massa, significativo grau de familiaridade com a Internet e alto conhecimento dos procedimentos da Rede. No entanto, não se pôde afirmar se eles são experts no uso da Internet. A pesquisa ainda verificou que os inovadores parecem realmente perceber vantagens na compra de produtos pela Internet e que esse novo modelo de aquisição de bens é compatível com seus valores e experiências passadas. Por outro lado, não se pôde afirmar se a complexidade do comércio eletrônico afeta a comportamento inovador dos consumidores. Os resultados da pesquisa não encontraram nenhuma relação significativa entre a influência interpessoal e o comportamento inovador. Abstract: The present academic research had the propose to analyze the innovative behavior of the Internet electronic commerce's consumers. Based on the diffusion of innovation theory, the research has attempted to verify associations among the personal characteristics of the innovation's adopters, the perceived characteristics of the innovation and the personal influence in contrast to the consumer innovativeness. The field research has took place between the 16th and 29th May, 2000 in a on-line survey on 2 Brazilian Internet Service Providers. In order to verify the associations between variables, a score was built, so that a unique index could measure the intensity and variety of consumers shopping behavior on the Internet. This score was generate by a non-linear component analysis (PRINCALS). The final results has show that the innovators do not belong to a specific age and scholar degree. On the other hand, they can be found at a high revenue level . They also pursue a high degree of cosmopolitism, high media exposure and a significant familiarity and knowledge of the Internet, although they do not seen to be expert on technique matters concerning the Internet. The research has also pointed out that innovators do perceive advantages buying on the Internet, and this new buying fashion is compatible with their previous values and past experiences. On the other hand, it could not be assert, whether the complexity of the electronic commerce influences the consumers innovativeness or not. The research has also show no relationship between interpersonal influence and the innovativeness.
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- Teses & Dissertações [9430]