• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A integração entre a estratégia de negócio e a estratégia tecnológica em empresas de software

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - PAULO FERNANDO CHERUBIN.pdf (1.593Mb)
    Date
    2013-09-02
    Author
    Cherubin, Paulo Fernando
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Planejamento empresarial
    Industria de software - Administração
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: Este estudo investigou a integração entre a estratégia e a tecnologia em duas empresas de desenvolvimento de softwares. A elevada presença da tecnologia na sociedade e o crescente conteúdo tecnológico de produtos e processos, neste final de século, exigem que as empresas considerem o fator tecnológico em suas atividades, planos e atitudes. Tal postura eleva a questão tecnológica ao nível estratégico das empresas, tendo em vista a posição que esta atingiu como recurso importante para a consecução das ações empresariais. O contexto aqui descrito delineou a problemática de pesquisa, que visou elucidar como a estratégia e a tecnologia estão integradas, partindo-se da análise da estratégia de negócios e da estratégia tecnológica adotadas. A fundamentação teórica contextualizou a indústria de softwares, e em seguida, abarcou a temática estratégica. Inserido no conceito de estratégia tecnológica, discutiu-se a administração da tecnologia. Por fim, discorreu-se sobre a literatura pertinente à integração entre estratégia e tecnologia. Esta pesquisa caracterizou-se como descritiva, com uma perspectiva de análise transversal, apoiada num levantamento histórico. Esta investigação valeu-se do método do estudo de caso. A coleta de dados fez uso de entrevistas, observação e análise documental. Os resultados revelaram que a integração entre estratégia e tecnologia é elevada nas duas empresas, no que diz respeito ao suporte da estratégia de negócios à estratégia tecnológica, e vice-versa. A integração na elaboração da estratégia foi avaliada como efetiva, caracterizando harmonia em todos os indicadores da integração utilizados. Análises sob a ótica das tipologias estratégicas de MILES and SNOW (1978) e FREEMAN (1982) também confirmaram o elevado grau de integração estratégia-tecnologia em ambas as empresas e demonstraram que o processo de integração está mais avançado na Gescom. De modo geral, constatou-se que a integração entre a estratégia de negócios e a estratégia tecnológica ocorre com mais facilidade e naturalidade nas empresas de alta tecnologia do que em empresas tradicionais, tendo em vista o elevado conteúdo tecnológico presente nos processos e produtos deste tipo de empresa.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/31943
    Collections
    • Teses & Dissertações [5795]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV