dc.contributor.author | Ortega, Artur Renato, 1966- | pt_BR |
dc.contributor.other | Baibich, Tânia Maria | pt_BR |
dc.contributor.other | Weihermann, Silvana, 1964- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-08-05T19:18:00Z | |
dc.date.available | 2020-08-05T19:18:00Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/31923 | |
dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Tânia Maria Baibich | pt_BR |
dc.description | Coorientadora: Profa. Dra. Silvana Weihermann | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba,15/08/2013 | pt_BR |
dc.description | Bibliografia: fls.241-246 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta tese defende que o desenho, como instrumento do pensar a Arquitetura, promove a capacidade ordenadora, que estrutura e molda o próprio pensamento e que o expõe para o desenvolvimento das ideias, favorecendo o diálogo entre professor e aluno e, por conseguinte, o processo de alfabetização em projeto arquitetônico. Busca aprofundar as conceituações de um campo específico de atividade, isto é, o significado e a prática do desenho no trabalho projetual do arquiteto. Aponta a teoria sobre a representação do espaço na criança, proposta por Jean Piaget como estratégia da construção do conhecimento. A metodologia de estudo de caso do tipo etnográfico foi utilizada para a realização de observações das relações pedagógicas, através dos usos dos desenhos nos momentos de diálogo (diálogo gráfico) entre professor(es) e aluno(s), durante o período de atividade de um exercício de projeto, nas aulas da disciplina de Arquitetura I, de uma turma do segundo ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná. Os sujeitos analisados foram selecionados a partir de duas categorias prévias ao início da referida disciplina: 1) alunos que se auto avaliaram com dificuldades de se expressarem por meio de desenhos e 2) alunos que se auto avaliaram com facilidades de se expressarem por meio de desenhos. A partir dos dados observou-se que as atividades propostas pelos professores, e sua atuação docente, durante o desenvolvimento das atividades didáticas, favoreceram parte de um grupo de alunos, no caso os que se consideraram "desenhadores" e desfavoreceram ao outro. Sendo assim, pode-se afirmar que a prática pedagógica dos professores da disciplina de Arquitetura I, mediante o diálogo gráfico, intervém no processo de construção do conhecimento do aluno, ou mais especificamente, no processo de alfabetização em projeto de Arquitetura. | pt_BR |
dc.format.extent | 403 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Teses | pt_BR |
dc.subject | Desenho arquitetônico | pt_BR |
dc.subject | Projeto arquitetônico | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Pratica de ensino | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | O desenho : possibilidades e impossibilidades do diálogo entre professor e aluno no processo de alfabetização do projeto arquitetônico: o caso da UFPR | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |