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dc.contributor.advisorCoutinho, Jacinto Nelson de Miranda, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Programa de Pós-Graduação em Direitopt_BR
dc.creatorSá, Priscilla Plachapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-29T20:42:39Z
dc.date.available2024-08-29T20:42:39Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/31922
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Jacinto Nelson de Miranda Coutinhopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-Graduação em Direito. Defesa: Curitiba, 02/08/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 341-363pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa tem por objetivo propor um novo olhar, uma nova fala e uma nova ação das polícias a partir do que considera a transgressão do feminino, porque pode permitir a inscrição do outro como limite do gozo e favorecer o respeito a uma subjetividade plural. O texto gira em torno das obras: Mal-estar da civilização, de Sigmund Freud; Mal de Arquivo: uma impressão freudiana, de Jacques Derrida, e Arquivos do mal-estar e da resistência, de Joel Birman. É daí que decorre a metáfora usada no texto de que as polícias são os Arquivistas e a prisão é o lugar-de-Arquivo, de onde se recolhem as impressões do desejo das gentes e do Soberano. Assim, após colocados três momentos da polícia (Estado de Polícia, Estado de Direito e Estado Policialesco), a primeira parte da pesquisa se propõe à coleta de impressões da e sobre a polícia brasileira. Tal tarefa propõe-se a identificar três vetores estruturantes que são i) a questão do mal-estar; ii) a matriz inquisitorial e seu legado para o sistema de justiça criminal; e iii) a matriz bélico-militar, com seu discurso de guerra e a noção de inimigo. Na sequência, a proposta é investigar quem são as polícias, para se refletir se há uma cultura da e sobre a polícia. Depois, a ligação entre as polícias e os magistrados. Ao final dessa primeira parte, pretende-se olhar se a atividade de polícia é uma atividade "típica" dos homens. A segunda parte da pesquisa considera que o real do sistema de justiça criminal desemboca ainda na prisão, como lugar-Arquivo último do Soberano, lugar que concretiza todo o empenho punitivo social e estatal, cujas portas de entrada são abertas pelas polícias e fechadas pelos magistrados. Por isso pretende coletar impressões desse lugar, em especial a partir de duas questões: i) os (des)afetos e o gozo que permitem compor os Arquivos-prisão; e ii) quem é tido como criminoso e está dentro dos Arquivos e quem não é assim considerado e fica fora desses mesmos Arquivos. Na sequência, tal e qual em relação às polícias, coloca-se a questão de ser ou não o crime uma atividade "típica" dos homens. Assim, com a coleta das impressões sobre o que é a atividade de polícia e o que ela produz para os Arquivos-prisão, a proposta é que o olhar, a fala e a ação da mulher, isso no sentido de que a transgressão, ao por em questão um sistema dado, pode considerar o outro como limite do gozo e inscrever uma outra subjetividade. O sentido da liberdade e de uma vida comunitária podem sugerir que Eros fique em evidência em detrimento de Tânatos, ao desapegar-se do sentido da guerra e do poder-saber do Soberano, rompendo a ligação entre polícias e magistrados.pt_BR
dc.description.abstractRiassunto: La presente ricerca ha come scopo proporre un nuovo sguardo, un nuovo discorso e una nuova azione delle polizie partendo da quello che considera la trasgressione del femminile, perché può permettere l'iscrizione dell'altro come limite del godimento e favorire il rispetto ad una soggettività plurale. Il testo è basato sulle opere: Il disagio della civiltà, di Sigmund Freud; Mal d'archivio: un'impressione freudiana, di Jacques Derrida; e Arquivos do mal-estar e da resistência, di Joel Birman. La metafora usata nel testo che le polizie sono le Archiviste e che la prigione è il luogo di Archivio, dove si raccolgono le impressioni del desiderio delle persone e del Sovrano proviene dalle opere sopranominate. Così dopo aver esposto i tre momenti della polizia (stato di polizia, stato di diritto e stato poliziesco), la prima parte della ricerca si propone di raccogliere le impressioni della e sulla polizia brasiliana. Questo studio si propone ad identificare i tre vettori strutturali che sono i) il problema del disagio; ii) la matrice inquisitoriale e il suo legato al sistema della giustizia criminale; e iii) la matrice bellico-militare, con il suo discorso di guerra e la nozione di nemico. In seguito la proposta è investigare chi sono le polizie per riflettere se c'è una cultura della e sulla polizia. Dopo il legame tra le polizie e i magistrati. Alla fine di questa prima parte dello studio si pretende di guardare se l'attività di polizia è un'attività "tipica" degli uomini. La seconda parte della ricerca considera che la realtà del sistema della giustizia criminale sbocca ancora nella prigione, come luogo-Archivio ultimo del Sovrano, luogo che rende concreto tutto l'impegno punitivo sociale e statale le cui porte di entrate sono aperte dalle polizie e chiuse dai magistrati. Per questo motivo si pretende di raccogliere le impresioni di questo luogo, specialmente partendo da due questioni: i) gli (dis)amori e il godimento che permettono comporre gli Archivi-prigione; ii) chi è tenuto come criminoso ed è dentro gli Archivi e chi non è tenuto così e rimane fuori di questi stessi Archivi. In seguito, tale e quale in rapporto alle polizie si pone la questione di essere o non il crimine un'atività "tipica" degli uomini. Così dopo la raccolta delle impressioni su che cos'è l'attività della polizia e che cosa questa attività produce per gli Archivi-prigione, la proposta è che lo sguardo, il discorso e l'azione della donna, tenendo in conto che la trasgressione, quando mette in questione un determinato sistema, può considerare l'altro come limite del godimento e iscrivere un'altra soggettività. Il senso della libertà e di una vita comunitaria possono suggerire che Eros rimanga in evidenza a scapito di Tânatos stacandosi dall'idea di guerra e del "potere-sapere" del Sovrano rompendo il legame tra le polizie e i magistrati.pt_BR
dc.description.abstractResumen: La presente investigación tiene por objetivo proponer una nueva mirada, una nueva habla y una nueva acción de las policías a partir de lo que se considera la transgresión del femenino, porque se puede permitir la inscripción del otro como límite del gozo y favorecer el respecto a una subjetividad plural. El texto gira en torno de las obras: El malestar en la cultura, de Sigmund Freud; Mal de archivo. Una impresión freudiana, de Jacques Derrida y Arquivos do mal-estar e da resistência, de Joel Birman. Es de ahí que transcurre la metáfora utilizada en el texto de que las policías son los Archivistas y la prisión es el lugar de archivo, de donde se recogen las impresiones del deseo de las gentes y del Soberano. Así, tras puesto tres momentos de la policía (estado de policía, estado de derecho y estado policial), a la primera parte de la investigación se propone a la colecta de impresiones de la y sobre la policía brasileña. Tal tarea se propone a identificar tres vectores estructurantes que son i) la cuestión del malestar; ii) la matriz inquisitorial y su legado para el sistema de justicia criminal; y iii) la matriz bélico militar, con su discurso de guerra y la noción de enemigo. En la secuencia, la propuesta es investigar quienes son las policías, para se reflexionar si hay una cultura de la y sobre la policía. Después, la conexión entre las policías y los magistrados. Al final de esa primera parte, se pretiende mirar se la actividad de policía es una actividad "típica" de los hombres. La segunda parte de la investigación considera que lo real del sistema de justicia criminal desemboca aún en la prisión, como lugar archivo último del Soberano, lugar que concreta todo el empeño punible social y estatal, cuyas puertas de entrada son abiertas por la policía y cerradas por los magistrados. Por eso pretende colectar impresiones de ese lugar, en especial a partir de dos cuestiones: i) los desafectos y el gozo que permiten componer los Archivos-prisión; ii) quien es considerado como criminoso y está dentro de los Archivos y quien no es así considerado y se queda fuera de esos mismos Archivos. En la secuencia, tal y cual en relación a las policías, se pone la cuestión de ser o no el crimen una actividad "típica" de los hombres. Así, con la colecta de las impresiones sobre lo que es la actividad de policía y lo que ella produce para los Archivos prisión, la propuesta es que la mirada, la habla y la acción de la mujer, eso en el sentido de que la transgresión, al poner en cuestión un sistema dado, puede considerar el otro como limite del gozo e inscribir una otra subjetividad. El sentido de la libertad y de una vida comunitaria pueden sugerir que Eros se ponga en evidencia en detrimento del Tanatos, al apartarse del sentido de guerra y del poder saber del Soberano, rompiendo la relación entre policía y magistrados.pt_BR
dc.format.extent363 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectProcesso penalpt_BR
dc.subjectPolíciaspt_BR
dc.subjectPrisõespt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.titleMal-estar de arquivo : as polícias como arquivistas do soberanopt_BR
dc.typeTesept_BR


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