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    Desregulamentação do mercado de transporte aereo e decisões estrategicas

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    ALEXANDRE HAMILTON OLIVEIRA SANTOS.PDF (4.242Mb)
    Date
    2013-08-20
    Author
    Santos, Alexandre Hamilton Oliveira
    Metadata
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    Subject
    Planejamento empresarial
    Planejamento estrategico
    Empresas de transporte
    Administração de empresas
    Aeronautica comercial
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: A presente pesquisa objetivou verificar o impacto do processo de desregulamentação do mercado de transporte aéreo brasileiro sobre as decisões estratégicas da empresa aérea VARIG, no período de 1990 a 1998. Trata-se de um estudo de caso e de perspectiva longitudinal, uma vez que envolveu investigação das estratégias adotadas por uma única organização, antes e depois do início do processo de desregulamentação, ocorrido em 1990. Os procedimentos usados foram descritivo-qualitativos para tratamento, o nível de análise foi organizacional (VARIG) e a unidade de análise foi o grupo dirigente da companhia. Os dados primários foram obtidos com entrevistas estruturadas e semi-estruturadas, com quatro dirigentes da empresa, e verificação dos relatórios de administração do período estudado. Os dados secundários foram obtidos mediante análise de registros e documentos de fontes privadas ou oficiais e outros. No que concerne os resultados, observou-se que, a organização VARIG de fato experimenta expressivo processo de mudanças estratégicas, decorrentes de vários fatores, mas, é no processo de desregulamentação que está a maior razão pelas suas decisões estratégicas, ou seja, decisões sobre seleção de produtos, escolha de mercados, objetivos, metas, estratégia de diversificação, de expansão, administrativa, financeira, método de crescimento e programação de crescimento (Ansoff, 1991). São decisões que atingiram a vários aspectos da organização, quais sejam, imagem corporativa, missão, incorporações (Rio-Sul e Nordeste), acordos operacionais (Star Alliance), política de pessoal (redução de pessoal, programas de treinamento), estrutura organizacional (redução de Diretorias e criação de Unidades de Negócios), Ponte Aérea, programa de milhagem (Smiles), setor de cargas, logística operacional, área comercial, frota, tráfego e "core business" (foco de negócios).
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/31893
    Collections
    • Teses & Dissertações [5795]

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