As múltiplas dimensões no processo formativo de professoers no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) Subprojeto Física-UFPR (2009-2012)
Date
2013-08-28Author
Fedechem, Roberto Alexandre
Metadata
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DissertaçõesProfessores de fisica - Formação
Educação - Politicas publicas
Física - Estudo e ensino
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DissertaçãoAbstract
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo compreender as dimensões formativas no contexto da formação de professores de física participantes do subprojeto PIBID-UFPR-Física (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência da Universidade Federal do Paraná do curso de Licenciatura em Física). Para tanto, realizou-se uma retrospectiva histórica do desenvolvimento do PIBID, com a intenção de compreender e mostrar sua constituição no âmbito do MEC, FNDE e CAPES, e a entrada da UFPR a partir da participação no Edital 02/2009. Procuraram-se apontar as projeções e ações presentes no projeto institucional e analisar as ações desenvolvidas no subprojeto Física. Assim, foram acompanhadas as diferentes fases das ações desenvolvidas nesse processo, ou seja, os encontros realizados na UFPR, quanto às atividades promovidas nas escolas participantes da Rede Pública da Educação Básica. A constituição dos dados foi realizada por meio de questionário, entrevistas e do acompanhamento das atividades utilizando a observação in loco, posteriormente registradas em diário de bordo. Todas essas atividades acompanhadas, nos diferentes cenários, foram gravadas em áudio e vídeo. Como suporte teórico para estudar as questões relacionadas a formação de professores e a docência, utilizamos diversos autores como por exemplo, Gómez (1997), Tardif (2002), Ghedin, Almeida e Leite (2008), Gil-Pérez e Carvalho (2011) e alguns deles ligados a teoria crítica, dentre os quais podemos destacar Giroux (1997) e Freire (2011a, 2011b, 2011c). Dentre as conclusões obtidas, percebeu-se que o programa teve relevância para a formação docente dos participantes, ao passo que puderam adquirir conhecimentos teórico-metodológicos aprofundados sobre o ensino de ciências e uma participação diferenciada na escola, contribuindo para a promoção e valorização da docência. Acredita-se que projetos dessa natureza, que envolvem a interação entre a universidade e as escolas de Educação Básica, podem contribuir significativamente para a formação de professores, respeitando a cultura escolar, mas ao mesmo tempo promovendo intervenções criativas e inovadoras que encorajam os professores a assumirem um papel de docentes críticos e comprometidos com o ensino de Física na Educação Básica.
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