• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    As múltiplas dimensões no processo formativo de professoers no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) Subprojeto Física-UFPR (2009-2012)

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - ROBERTO ALEXANDRE FEDECHEM.pdf (1.199Mb)
    Date
    2013-08-28
    Author
    Fedechem, Roberto Alexandre
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Dissertações
    Professores de fisica - Formação
    Educação - Politicas publicas
    Física - Estudo e ensino
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo compreender as dimensões formativas no contexto da formação de professores de física participantes do subprojeto PIBID-UFPR-Física (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência da Universidade Federal do Paraná do curso de Licenciatura em Física). Para tanto, realizou-se uma retrospectiva histórica do desenvolvimento do PIBID, com a intenção de compreender e mostrar sua constituição no âmbito do MEC, FNDE e CAPES, e a entrada da UFPR a partir da participação no Edital 02/2009. Procuraram-se apontar as projeções e ações presentes no projeto institucional e analisar as ações desenvolvidas no subprojeto Física. Assim, foram acompanhadas as diferentes fases das ações desenvolvidas nesse processo, ou seja, os encontros realizados na UFPR, quanto às atividades promovidas nas escolas participantes da Rede Pública da Educação Básica. A constituição dos dados foi realizada por meio de questionário, entrevistas e do acompanhamento das atividades utilizando a observação in loco, posteriormente registradas em diário de bordo. Todas essas atividades acompanhadas, nos diferentes cenários, foram gravadas em áudio e vídeo. Como suporte teórico para estudar as questões relacionadas a formação de professores e a docência, utilizamos diversos autores como por exemplo, Gómez (1997), Tardif (2002), Ghedin, Almeida e Leite (2008), Gil-Pérez e Carvalho (2011) e alguns deles ligados a teoria crítica, dentre os quais podemos destacar Giroux (1997) e Freire (2011a, 2011b, 2011c). Dentre as conclusões obtidas, percebeu-se que o programa teve relevância para a formação docente dos participantes, ao passo que puderam adquirir conhecimentos teórico-metodológicos aprofundados sobre o ensino de ciências e uma participação diferenciada na escola, contribuindo para a promoção e valorização da docência. Acredita-se que projetos dessa natureza, que envolvem a interação entre a universidade e as escolas de Educação Básica, podem contribuir significativamente para a formação de professores, respeitando a cultura escolar, mas ao mesmo tempo promovendo intervenções criativas e inovadoras que encorajam os professores a assumirem um papel de docentes críticos e comprometidos com o ensino de Física na Educação Básica.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/31871
    Collections
    • Dissertações [155]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV