Educação financeira no currículo escolar
Date
2013-09-13Author
Hofmann, Ruth Margareth
Metadata
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TeseAbstract
Resumo: A inserção da educação financeira no currículo escolar é uma prática relativamente recente de um conjunto de países que a têm considerado como importante estratégia de proteção de consumidores, investidores e aposentados. Os esforços de implementação de programas de educação financeira vigentes principalmente a partir do ano de 2000 passam pela identificação da escola como espaço de disseminação de conceitos, métodos e ferramentas de controle financeiro pessoal. Nesse sentido, a implementação da educação financeira como política pública, com seus impactos - diretos ou indiretos - na dinâmica escolar remete à reflexão acerca da natureza da inserção de novos conteúdos no currículo escolar. As configurações que as políticas de educação financeira assumem em cada país podem guardar semelhanças ou diferenças em comparações internacionais, considerando-se que diferentes estruturas econômicas, valores éticos e morais, ambientes culturais e determinantes históricos podem interferir em cada configuração. É nesse contexto que o presente trabalho tem por objetivo analisar as experiências de promoção de educação financeira na escola em dois países - Inglaterra e França - a partir de um conjunto de fatores aqui considerados estruturantes para a construção dessa modalidade específica de política pública, a saber: o arranjo institucional; a ênfase temática; o público alvo; a obrigatoriedade ou não da adesão dos estabelecimentos escolares; a concepção filosófica subjacente à política; os objetos de ensino; a abordagem do conteúdo; a formação do professor; a disponibilidade de recursos didáticos; e a aprofundamento da temática na política. Para efeito de comparação, foram selecionados países que, não obstante diferenças linguísticas, vinculam-se a um dos organismos internacionais que mais tem incentivado à implementação de programas de educação financeira pelo mundo, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A comparação entre as duas estratégias deu-se à luz de contribuições da educação comparada como campo de investigação e mediante análise documental, particularmente do material didático elaborado para educação financeira e de documentos institucionais e oficiais com diretrizes e recomendações para inserção de novos conteúdos no currículo escolar. A comparação permitiu identificar que as estratégias nacionais de educação financeira da Inglaterra e da França apresentam mais semelhanças do que diferenças, estando estas presentes, de forma tênue, no que concerne: à concepção filosófica subjacente às respectivas estratégias; aos objetos de ensino; e à formação dos professores incumbidos da temática financeira na escola. A prevalência de semelhanças pode ser, em boa medida, resultado do vínculo de ambos os países com a OCDE, instituição que passou a incorporar elementos de letramento financeiro na avaliação do PISA.
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- Teses [283]