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dc.contributor.otherDanni-Oliveira, Ines Moresco, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.creatorGarcia, Claudia Moreirapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-01T15:59:57Z
dc.date.available2024-04-01T15:59:57Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/31744
dc.descriptionOrientadora : Profª. Drª. Inês Moresco Danni-Oliveirapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa: Curitiba, 29/11/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: f. 94-100pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho é um ensaio analítico sobre os estudos dos condicionantes socioambientais, relacionados aos acidentes com a Lonomia obliqua Walker, 1855. A partir das considerações levantas pelos diversos pesquisadores, sobre o que vem levando ao aumento no número de acidentes com este inseto optou-se em fazer uma pesquisa buscando compreender como aspectos socioambientais representados pelo crescimento populacional, o crescimento urbano, a mudança do uso e cobertura do solo e o clima podem atuar no seu desenvolvimento. Para isto estruturou-se uma pesquisa abrangendo seis municípios da região sul, sendo que dois de cada estado (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Buscou-se trabalhar com as notificações que são indicativas do número de acidentes com a L. obliqua. Partiu-se então para um estudo dentro do enfoque geográfico da saúde ambiental, levando em consideração o Complexo Patogênico de Max Sorre e com aplicação metodológica da ecogeografia, que também tem como foco a sociedade-natureza. Com dados censitários (1980,1991, 2000 e 2010), imagens de satélite (avaliação temporal) e dados climáticos, procurou-se compreender a interferência destes elementos no aumento do número de acidentes entre os anos de 1989 a 2009. Embora não se tenha feito à contagem em campo dos insetos, partiu-se do pressuposto que o aumento do número de acidentes pode estar indicando indiretamente o aumento do número de sua população. Verificou-se que o crescimento populacional, vai estar relacionado à maior proximidade do inseto com a população, pois este promove o crescimento urbano e este à ocupação de novas áreas, reduzindo o ambiente natural do inseto, deixando a população mais suscetível aos acidentes. Com relação ao clima observou-se que existe uma constância nos valores de temperatura, nos municípios, que variam entre 20º C e 25ºC. Outro fator observado foi um aumento no volume de chuvas, ocasionado pela atuação dos fenômenos El Niño e La Niña, que provocam um aumento da umidade do solo. Este aumento da umidade pode estar atuando no desenvolvimento do inseto e consequentemente no maior número de acidentes.pt_BR
dc.description.abstractResumen: El presente trabajo es un ensayo analítico sobre los estudios de los condicionantes socio ambientales, relacionados a los accidentes con la Lonomia obliqua Walker, 1855. A partir de las consideraciones levantas por los diversos investigadores, sobre lo que viene llevando al aumento en el número de accidentes con este insecto se optó en hacer una investigación buscando comprender como aspectos socio ambientales representados por el crecimiento poblacional, el crecimiento urbano, el cambio del uso y cobertura del suelo y el clima pueden actuar en su desarrollo. Para esto se estructuró una investigación comprendiendo seis municipios de la región sur, siendo que dos de cada estado (Paraná, Santa Catarina y Río Grande do Sul). Busco trabajar con las notificaciones que son indicativas del número de accidentes con la L. obliqua. Se partió entonces para un estudio dentro del enfoque geográfico de la salud ambiental, llevando en consideración el Complejo Patógeno de Max Sorré y con aplicación metodológica de la ecogeografia, que también tiene como foco la sociedad-naturaleza. Con datos censitarios (1980,1991, 2000 y 2010), imágenes de satélite (evaluación temporal) y datos climáticos, se buscó comprender el papel de estos elementos en el aumento del número de accidentes entre los años de 1989 a 2009. Aunque no se haya hecho a la cuenta en campo de los insectos, se partió del presupuesto que el aumento del número de accidentes puede estar indicando indirectamente el aumento del número de su población. Se verificó que el crecimiento poblacional, va a estar relacionado a la mayor proximidad del insecto con la población, pues este promueve el crecimiento urbano y este a la ocupación de nuevas áreas, reduciendo el ambiente natural del insecto, dejando la población más susceptible a los accidentes. Con respecto al clima que se observó que existe una consistencia en los valores de temperatura, en los municipios, que oscilan entre los 20ºC y 25ºC. Otro factor que observó fue un aumento en la humedad del suelo. Este aumento en la humedad puede estar actuando en el desarrollo de los insectos y, por tanto, en el mayor número de accidentespt_BR
dc.format.extent101 f. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectHomem - Influencia do climapt_BR
dc.subjectClimapt_BR
dc.subjectInsetospt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.titleEnsaio análitico sobre os condicionantes socioambientais dos acidentes com a Lonomia oblíqua Walker 1855, no sul do Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR


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