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dc.contributor.authorGiareta, Paulo Fioravantept_BR
dc.contributor.otherZainko, Maria Amélia Sabbagpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-05T13:56:12Z
dc.date.available2020-08-05T13:56:12Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/31670
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Maria Amélia Sabbag Zainkopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 22/03/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: f.186-199pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa, vinculada à linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR, investiga os reflexos do pacto reformista proposto pela UNESCO na pedagogia universitária para formação de professores. Responde como problemática central a indagação sobre a anunciada nova função social da universidade e seus reflexos na pedagogia universitária de formação de professores, enquanto proposta capaz de extrapolar o ideário da mera adaptação dos indivíduos à consolidação de mudanças sociais em novos estágios de organização da racionalidade hegemônica. O exercício proposto se caracteriza como movimento dialético e estruturado a partir das concepções teórico-metodológicas de reprodução e contradição, mediadas pelas categorias analíticas características da pedagogia universitária, materializadas - conforme Constituição Federal de 1988 - na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Traduzidas, neste trabalho, a partir das concepções de dimensão técnica, dimensão científico-pedagógica e dimensão sócio-política da formação docente. A técnica de abordagem de dados utilizada se referenda na análise documental, interpretada a partir do método de análise de conteúdo. O recorte histórico adotado abrange o período pós Conferência Mundial da Educação superior de 1998. O recorte documental, por sua vez, contempla o conjunto de documentos que subsidiou e resultou do debate local e regional, articulado pela UNESCO, com vista à realização da Conferência Mundial e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Matemática, Química e Física, enquanto conjunto de legislações normatizadas ou reformuladas concomitante ou posterior às orientações mediadas pela UNESCO. A pesquisa evidencia que o reformismo articulado pela UNESCO é demarcado pelo apego a matrizes de desenvolvimento econômico, condicionante ao desenvolvimento social, vinculando o referido pacto à racionalidade hegemônica, enquanto racionalidade mercadológica, demandando à pedagogia universitária, especialmente, para formação de professores, um desenho funcional que melhor a adapte ou radicalize sua função como agente de reprodução e legitimação desta racionalidade. Acomodando a função social da pedagogia universitária à sua funcionalidade adaptativa para a reprodução e legitimação social da nova ordem produtiva e à própria justificação de sua funcionalidade como organização produtiva.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research, linked to the research line about Educational Policies from the post graduation program in Education from UFPR, investigates the reflex of the reformist pact proposed by UNESCO to the university pedagogy for the teachers' education. As the central problematic there is the interrogation about the announced new social function of the university and its reflexes to the university pedagogy of teachers' education while proposal which is able to go beyond the ideal of the simple adaptation of the individuals to the consolidation of social changes in new stages of organization of the hegemonic rationality. The proposed task is confirmed as a dialectic movement and structured from the methodological theorical concepts of reproduction and contradiction, mediated by the characteristic analytic categories of the university pedagogy, materialized - according to the Federal Constitution from 1988- in the inseparability between the teaching, the research and extension. Translated, in the present research from the concepts of technical dimension, pedagogical-scientific dimension and social-political dimension of the teachers' education. The data approaching technique used in this research responds for the documental analysis, interpreted from the method of subject analysis. The historical clipping used responds for the period post World Conference of Superior Education in 1998. The documental clipping, in turn, is the set of documents that granted and resulted from the local and regional debate promoted by UNESCO, regarded to the World Conference and the National Curricular Guidelines for the licentiate degree courses as Biological Science, Mathematics, Chemistry and Physics while a group of laws prescribed or reformulated at the same time or after the orientations interposed by UNESCO. The research makes evident that the reformism articulated by UNESCO is delimited by the attachment to the economical development matrices, conditioning to the social development linked to the referred pact of hegemonic rationality, while the market rationality demands to the university pedagogy specially for the teachers' education a functional drawing that better adapts it or radicalize its function as the agent of reproduction and legalization of this rationality. Closing the social function of the university pedagogy to its adaptive functionality for the social reproduction and legalization of the new productive order and its own justification about its functionality as a productive organization.pt_BR
dc.format.extent199 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEnsino superior - Aspectos políticospt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectEnsino superior e Estadopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleFunção social da universidade : reflexos do pacto proposto pela Unesco na pedagogia Universitária para formação de professorespt_BR
dc.typeTesept_BR


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