dc.contributor.author | Godoy, Wilson Cabral de | pt_BR |
dc.contributor.other | Brito, Gláucia da Silva, 1961- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-06-12T13:52:38Z | |
dc.date.available | 2020-06-12T13:52:38Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/31416 | |
dc.description | Orientadora: Profª Drª Glaucia da Silva Brito | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/04/2013 | pt_BR |
dc.description | Bibliografia: f. 100-106 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar como foi a formação continuada dos professores de Língua Portuguesa do ensino médio para o uso das tecnologias em um município da região Metropolitana de Curitiba, no Estado do Paraná. Como problema de pesquisa, temos a seguinte questão: qual formação continuada o professor de Língua Portuguesa, do ensino médio, teve no período de 2008 a 2012 para trabalhar com as tecnologias na sala de aula? O estudo foi realizado em três escolas públicas do município de Colombo. Baseamos esta pesquisa numa abordagem metodológica qualitativa, sendo os instrumentos de coleta de dados utilizados um questionário e entrevista, aplicados aos professores de ensino médio dos três colégios pesquisados. Na abordagem teórica, buscamos discutir a tecnologia a partir da cultura, dos movimentos emergentes com a sociedade da informação e da cibercultura, e, para isso, utilizamos autores como, Rockwell (1995); Lopes (1999); Forquin (1993); Lemos (2010); Lévy (1996); Moran (2007, 2012); Sancho (2006) e Brito e Purificação (2008, 2011). A pesquisa traz a organização do ensino médio no Brasil e particularmente no Paraná. Apresenta os programas em nível Federal e Regional de formação em andamento. Nos resultados, verificamos que o professor é aberto às Tecnologias Educacionais (TE) e está preocupado com a sua formação para o uso destas. No entanto, a pesquisa apontou várias questões-problemas que envolvem o uso do laboratório de informática, revelando que há muito por fazer por parte da Secretaria Estadual de Educação (SEED) para que o professor sinta-se motivado a incluir o uso do laboratório de informática no cotidiano da escola. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This study aimed to analyze how was the Continuing Education of Teachers of Portuguese Language High School for the use of technology in a city of the metropolitan region of Curitiba, state of Paraná. As research problem we have the following question: What continuing education Professor of Portuguese, Middle School, was the period from 2008 to 2012 to work with technology in the classroom? The study was conducted in three public schools. We base it on a qualitative approach, the data collection instruments used were a questionnaire and interview, applied to high school teachers of the three schools. In the theoretical approach we discuss technology from the culture, movements emerging information society and cyberspace, to use it as authors, Rockwell (1995), Lopes (1999) Forquin (1993), Lemos (2010), Lévy (1996, 2010) Moran (2007, 2012), Sancho (2006), Brito and Purification (2008, 2011). The research brings the organization of secondary education in Brazil and particularly in Paraná. Presents programs at Federal and Regional training in progress. The results verified that the teacher is open to TE and is concerned with their training to use these. However, the survey pointed out several issues problems that involve the use of the computer lab, revealing that there is much to be done by the State Department of Education for the teacher to feel motivated to include it in the school routine. | pt_BR |
dc.format.extent | 125 f. : il. (algumas color.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - Educação | pt_BR |
dc.subject | Professores - Educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Lingua portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Tecnologias nas aulas de língua portuguesa : refletindo sobre a formação continuada dos professores | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |