Espaços e processos educativos do Ginásio Paranaense : os ambientes especializados e seus artefatos (1904 - 1949)
Resumo
Resumo: O Ginásio Paranaense foi, desde sua criação como Liceu de Curitiba, em 1846, até meados do século XX, a instituição representativa do ensino secundário público na capital paranaense. Este trabalho aborda a constituição material desta instituição, cujo edifício próprio foi inaugurado no ano de 1904. Busco analisar a cultura escolar apreendida através de sua materialidade, dos vestígios iconográficos e da arquitetura do edifício, o qual como bem tombado mantém parte considerável de suas características originais. A Escola Normal da capital paranaense funcionou anexa ao Ginásio, desde sua criação em 1876, até o ano de 1922, compartilhando o mesmo espaço e também o corpo docente durante todo esse período. A construção de uma sede própria para o Ginásio Paranaense e Escola Normal foi efetuada após vários pedidos de Diretores da Instrução Pública, os quais acumulavam também o cargo de diretor das duas instituições. Foram analisados, além do conjunto arquitetônico, os materiais pedagógicos pertencentes às salas especiais, a exemplo dos gabinetes de física, química e de história natural, montados entre as décadas de 1910 e 1930, e ainda outros ambientes como a Biblioteca e o Cinema Educativo. O Ginásio Paranaense ocupou o prédio durante 45 anos, desde a inauguração, em 1904, até o ano de 1949, quando a instituição já denominava-se Colégio Estadual do Paraná. A pesquisa compreende todo o período de funcionamento dessa sede. A montagem de salas especiais para as finalidades de ensino revela aspectos das concepções de educação que permearam de alguma maneira a instituição, mesmo que tais concepções não tenham feito parte da prática dos professores. Para compreender os processos de aquisição de materiais e montagem das salas especiais foram utilizadas fotografias desses espaços, bem como inventários de materiais encontrados no acervo do Colégio Estadual do Paraná. Também fazem parte do conjunto das fontes relatórios de governo e da direção do Ginásio, regulamentos da instrução e programas para o ensino secundário. Os principais referenciais teóricos são os trabalhos de Antonio Viñao Frago, Agustín Escolano Benito, Marcus Levy Bencostta e Rosa Fátima de Souza. Abstract: The "Ginásio Paranaense" was, since its foundation as the "Liceu de Curitiba", in 1846, until the middle of the XXth century, the most representative institution of the public high school of Paraná's capital. This work approaches the material constitution of this institution, whose building was opened in the year of 1904. I analyze the school culture through its materiality, its iconographic remains and the building's architecture, which, as a historical building, mantains considerable part of its original characteristics. The "Escola Normal" of Paraná's capital worked attached to the "Ginásio", since its creation in 1876, until the year of 1922, sharing the same teachers during all this period. The construction of a seat of its own for the "Ginásio Paranaense" and the "Escola Normal" was done after many requests from directors of the Public Instruction, who also accumulated the posts of director of both the institutions. Besides the architectonic set, the pedagogic materials belonging to the special classrooms were analyzed, as the examples of the physics, chemistry e natural history offices, made between the decades of 1910 and 1930, and also other environments such as the Library and the Educative Cinema. The "Ginásio" occupied the building for 45 years, since its opening, in 1904, until the year of 1949, when the institution was called "Colégio Estadual do Paraná". The research comprehends the whole period of working of this seat. The building of the special classrooms for the purposes of teaching reveals aspects of education conceptions that permeated the institution in some way, even if such conceptions weren't part of the teacher's practice. To comprehend the material acquisition and special classrooms building processes photographs of those spaces were used, as well as inventory of materials found in the heap of the "Colégio Estadual do Paraná". It is also part of the set of fonts government and "Ginásio" direction relatories, instruction rules and programs for high school. The main teoric references are the works of Antonio Viñao Frago, Agustín Escolano Benito, Marcus Levy Bencostta and Rosa Fátima de Souza.
Collections
- Teses & Dissertações [10479]