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dc.contributor.authorBoeno, Renate Kottelpt_BR
dc.contributor.otherBrito, Glaucia da Silvapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-08-15T17:08:15Z
dc.date.available2018-08-15T17:08:15Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/31083
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Glaucia da Silva Britopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 07/05/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: f. 103-109pt_BR
dc.description.abstractResumo: As transformações na sociedade da informação, influenciadas pela cibercultura e as tecnologias, entre outras mudanças, têm alterado o papel docente na construção do conhecimento, pelo aluno, em sala de aula. A formação continuada apresenta-se como possibilidade de reflexão e modificação da prática docente. O presente trabalho caracterizou-se por uma investigação sobre o que os professores desejam aprender para utilizar tecnologias em suas aulas. Partindo dessas constatações, definiu-se como problema de pesquisa: quais são as necessidades de formação continuada dos professores de uma instituição de ensino pública, do sistema federal de ensino, para o uso de tecnologias em sala de aula? O objetivo deste estudo foi analisar a necessidade de formação continuada dos professores em formação para o uso de tecnologias, a partir de sua percepção. As referências teóricas para a construção das reflexões acerca da formação continuada docente a partir de suas necessidades foram Barbier e Lesne (1977, apud SILVA, 2000), Wild (1996, apud RAMAL, 2003), García-Vera (2000), Ramal (2003) e Moran (2007). A abordagem metodológica escolhida para a realização deste trabalho foi a pesquisa qualitativa, tendo como encaminhamento investigativo o estudo de caso, de acordo com Lessard-Hébert, Goyette e Boutin (2008) e Yin (2010). Triviños (1987), Alves-Mazzotti e Gewandsznajder (1998), Laville e Dionne (1999) e Lankshear e Knobel (2008) embasaram a estruturação metodológica desta pesquisa. Os dados foram coletados em três etapas. Na primeira, procedeu-se a análise documental, buscando identificar e descrever o interesse e as necessidades de formação para o uso das tecnologias disponibilizadas pela instituição de ensino investigada. A segunda etapa, realizada por meio de um estudo exploratório, colheu dados para mapear a necessidade de formação continuada apontada pelos professores, através da aplicação de um questionário a todo corpo docente do colégio investigado. Na terceira etapa, o estudo central, a coleta de dados deu-se por meio de entrevistas semiestruturadas e individuais, realizadas com três docentes. As informações obtidas foram analisadas, utilizando a proposta de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Entre os resultados, a pesquisa apresenta que tanto o colégio investigado quanto os escalões superiores enquadrantes interessam-se em ofertar formação continuada para seus professores para aprimorar suas práticas docentes, e também foi verificado que tal instituição de ensino possui um programa de formação continuada oferecida a seu corpo docente. Quanto à identificação das necessidades de formação continuada, os professores demonstraram interesse em participar de cursos sobre o uso de tecnologias em sala de aula. Por fim, ressalta-se a viabilidade de se elaborar uma proposta de formação continuada sobre o uso de tecnologias em sala de aula a partir da identificação de suas necessidades.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The changes in the information society, influenced by cyberculture and technology, among others, have changed the teaching role in the construction of knowledge by the student in the classroom. Continuing formation presents itself as a possibility for reflection and modification of the teaching practice. This work was characterized by an investigation into what teachers want to learn in order to use technology in their classes. Based on these findings, one defined as a research problem: what are the continuing formation needs of teachers of a public institution of the federal formation system, in order to the use of technology in the classroom? The objective of this study was to analyze the need for continuing formation of teachers being educated for the use of technology departing from their own point of view. The theoretical references in order to reflect about teachers' continuing formation departing from their own point of view were Barbier and Lesne (1977, apud SILVA, 2000), Wild (1996, apud RAMAL, 2003), García-Vera (2000), Ramal (2003) and Moran (2007). The methodological approach chosen for this work was the qualitative research, having the Case Study as an investigative referral, according to Lessard-Hébert, Goyette and Boutin (2008) and Yin (2010). Triviños (1987), Alves-Gewandsznajder and Mazzotti (1998), Laville and Dionne (1999) and Lankshear and Knobel (2008), were the bases for the methodological structuring of this research. Data were collected in three stages. At first, one proceeded to document analysis in order to identify and describe the interest and training needs for the use of technologies offered by the investigated school. The second stage, performed through an exploratory study, collected data to map the need for continuing formation pointed by teachers by applying a questionnaire to all staff from the investigated school. In the third stage, the central study, data was collected through semi-structured and individual interviews, performed with three teachers. The obtained information was analyzed by using the proposal of content analysis (BARDIN, 1977). Among the results, the research shows that both the investigated school and the higher echelons are interested in offering continuing formation for their teachers to improve their teaching practices, and it was also checked that such institution has a program of continuing formation that is offered to its teaching staff. As for the identification of continuing formation needs, teachers expressed interest in participating in a continuing formation on the use of technology in the classroom. Finally, one highlights the feasibility of preparing a proposal for continuing formation on the use of technology in the classroom by identifying their own needs.pt_BR
dc.format.extent125 f. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Educação permanentept_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleFormação continuada para uso de tecnologias em sala de aula : o que os professores querempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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