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dc.contributor.otherGândara, José Manoel Gonçalvespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.creatorSouza, Thiago Alves dept_BR
dc.date.accessioned2024-04-04T11:20:47Z
dc.date.available2024-04-04T11:20:47Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/31019
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. José Manoel Gonçalves Gândarapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa: Curitiba, 05/04/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografias : f. 211-230pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Espaço, sociedade e ambientept_BR
dc.description.abstractResumo: A temática deste trabalho está centrada em como o mobiliário urbano pode influenciar na transformação do espaço urbano, público e turístico através do impacto na imagem da cidade percebida pelo turista e pela população local. Entende-se como mobiliário urbano os objetos e equipamentos de pequena escala que permitem a prestação de serviço ou que apoiam uma atividade vinculada; os quais estão instalados, integrados e utilizados no espaço urbano, facilitando o conforto em meio urbano e também com função simbólica. Essa pesquisa tem por objetivo analisar o mobiliário urbano de Curitiba e Montreal como elementos de produção e transformação do espaço urbano, público e turístico, desde a percepção dos turistas e população local. A metodologia utilizada caracteriza-se, fundamentalmente, como qualitativa. Sendo que, inicialmente, realizou-se uma pesquisa exploratória, a fim de realizar um estudo preliminar do objetivo geral do trabalho, fundamentando as hipóteses a serem investigadas. Quanto ao seu delineamento, a pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental, uma vez que foram consultados livros, artigos científicos, normas técnicas, jornais, websites, manuais e revistas científicas que tratam sobre os temas apresentados durante o referencial teórico. A coleta de dados junto a turistas e comunidade local de Curitiba e Montreal ocorreu por meio de uma amostragem de seis (6) turistas e seis (6) residentes em cada uma das cidades. O perfil dos respondentes foi definido através da técnica de Personas, utilizada muito em processos de design de produto e interface. Para realizar esta coleta de dados utilizou-se um aplicativo online que possibilita ao respondente inserir comentários diretamente nas imagens referentes a seis (6) diferentes espaços turísticos (de Curitiba ou Montreal, conforme o cidade onde a pesquisa foi realizada); e também sobre a imagem das cidades e do seu respectivo mobiliário urbanos. Após a coleta de dados foi realizada a análise de resultados com base no referencial teórico utilizando-se a técnica de emparelhamento. Para isso também fez-se uso de métodos da análise de conteúdo, os quais indicaram caminhos para analisar a relação entre mobiliário urbano e transformação dos espaços urbanos, públicos e turísticos. Por fim, as conclusões confirmam grande parte das hipóteses inicialmente levantadas e demonstram uma efetividade do impacto do mobiliário urbano de Curitiba e Montreal promovendo transformações de ordem funcional e estética, que por sua vez refletem sobre a imagem das respectivas cidades percebidas por turistas e comunidade local.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The theme of this research is about "how street furniture can transform the urban space" and "how street furniture can impact upon a city's perceived image by tourists and the local population". Street furniture are objects and small-scale equipment that provide a service or support an activity, which are installed, used and integrated into the urban space, facilitating comfort in urban environments as well as providing a symbolic function. This research is focused on the street furniture of Curitiba (PR-Brazil) and Montreal (QC, Canada) as elements of production and transformation of urban space from the view point of tourists and the people who live there. The methodology is qualitative research. Therefore, initially there was exploratory research carried out in order to perform a preliminary study of the overall goal, of the hypotheses that would be investigated. The data collected from the tourists and the locals of Curitiba and Montreal occurred through a sampling of six (6) tourists and six (6) residents from each city. The profile of respondents was defined through the Personas technique, which is widely used in processes of product design and interface design. To carry out this data collection, an online application was used that allows the respondent to insert comments directly on top of the images relating to the six (6) different tourist areas (Curitiba or Montreal), and also on the public image of cities and their street furniture. After the data was collected the results were analyzed based on the theoretical framework using the technique of pairing. For this, we used methods of content analysis which showed ways to analyze the connections between street furniture and the transformation of urban spaces. Finally, the results confirmed many of the hypotheses initially raised and it demonstrates the effective use of street furniture to transform the function and aesthetics of spaces, which reflects on the overall image of the cities.pt_BR
dc.format.extent237 f. : il. [algumas color.].pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEspaço urbano - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectPercepção espacialpt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.titleMobiliário urbano como elemento de produção e transformação do espaço urbano público e turístico em Curitiba (Pr-Brasil) e Montreal (Qc-Canadá) : a percepção dos turistas e da comunidade localpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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