dc.contributor.advisor | Barbosa, Wiliam Alves, 1956- | pt_BR |
dc.contributor.other | Bavastri, Carlos Alberto, 1963- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.creator | Silva, Edson Luiz da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-29T12:37:24Z | |
dc.date.available | 2024-02-29T12:37:24Z | |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/3092 | |
dc.description | Orientador: William Alves Barbosa | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Carlos Alberto Bavastri | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Defesa: Curitiba, 2004 | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O conhecimento preciso das características dinâmicas de maquina rotativas permite predizer a resposta vibratória em distintos pontos deste tipo de sistema sujeito a diferentes excitações, entre elas podemos citar: desbalanciamentos, instabilidade nos mancais, defeitos internos da máquina, excitações de fluxo turbulento, entre outros. Para determinar estas características será utilizado um modelo numérico baseado em elementos finitos onde cada elemento do rotor será estudado separadamente dando maior ênfase neste trabalho no modelo de mancais hidrodinâmicos. O estudo deste modelo de mancal e a sua influencia sobre a característica dinâmica resultante do sistema girante será fundamental para melhorar seu comportamento dinâmico, principalmente em estudos de instabilidade. Uma revisão bibliográfica externa sobre estes modelos de mancais permitira entender os modelos utilizados e corroborar os parâmetros estabilizados pelos diferentes fabricantes. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The necessary knowledge of the dynamic characteristics of it conspires rotative the allows to predict the vibratory answer in different points of this system type subject to different excitements, among them we can mention: unbalance, instability limps us, internal defects of the machine, excitements of turbulent flow, among others. To determine these characteristics a numeric model it will be used based on finite elements where each element of the rotor will be studied giving larger emphasis in this work in the model separately of you limp hydrodynamic. The study of this bearing model and yours influences on the dynamic characteristic resulting from the system gyroscopic will be fundamental to improve his/her dynamic behavior, mainly in studies of instability. A bibliographical revision expresses on these models of you limp had allowed to understand the used models and to corroborate the parametersstabilized by the different manufacturers. | pt_BR |
dc.format.extent | 110f. : il., grafs., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Mancais - Modelos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.title | Dinâmica de rotores : modelo matemático de mancais hidrodinâmicos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |