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    Reaçao estratégica a avaliaçao da CAPES

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    R - D - ANDREA BIER SERAFIM.pdf (502.1Kb)
    Date
    2013-06-26
    Author
    Serafim, Andréa Bier
    Metadata
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    Subject
    Brasil. Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior
    Administração - Estudo e ensino
    Universidades e faculdades - Pos-graduação
    Professores universitarios
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: O objetivo desta pesquisa foi estudar a influência dos esquemas interpretativos dos docentes dos programas de pós-graduação stricto sensu em Administração na reação estratégica à avaliação da CAPES, referente ao período de 1998 a 2000. O método utilizado foi a pesquisa do tipo survey, os dados foram obtidos por meio de questionário disponibilizado na internet e pelo correio. Os dados secundários foram obtidos na literatura da área e verificados por meio de análise documental e de conteúdo. Os dados secundários permitiram identificar os valores, as crenças e interesses da área. Os dados primários foram analisados utilizando a técnica de análise discriminante identificando os esquemas interpretativos como fator interveniente na análise das reações estratégicas predominantes nos docentes dos programas de pós-graduação stricto sensu em Administração. Novamente foi utilizada a técnica da análise discriminante para classificar os docentes de acordo com as reações estratégicas apresentadas por Oliver (1991): conformidade, compromisso, evitação, desafio e manipulação. Após as análises, concluiu-se que existem dois grupos de docentes dentro da pós-graduação: aqueles com valores mais voltados para a academia e aqueles voltados para outros segmentos de atuação. Dos professores dos programas 68,9% têm seus valores voltados para academia, enquanto 31,1% têm seus valores voltados para outras áreas de atuação. Essa classificação não se refere a programas acadêmicos e profissionais; foi elaborada no grupo geral de docentes que responderam à pesquisa. Como resultado da segunda análise discriminante obteve-se que dentro do grupo acadêmico 93,78% dos docentes têm reações de conformidade/compromisso e 6,22% de evitação/desafio/manipulação. Em contrapartida, no grupo voltado para outros segmentos de atuação profissional público ou privado, encontra-se que 60,55% dos docentes têm reações de conformidade/compromisso e 39,45%, de evitação/desafio/manipulação. Concluiu-se que mesmo sob a mesma pressão institucional, os docentes reagem de formas diferentes, em função de seus esquemas interpretativos.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/30658
    Collections
    • Teses & Dissertações [6964]

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