Paisagens sonoras instrumentais : um processo compositivo através da mímesis de sonoridades ambientais
Resumo
Resumo: Este trabalho apresenta a memória do processo compositivo de peças para instrumentos e vozes compostas a partir da escuta de paisagens sonoras somada à reflexão teórica dos aspectos que contribuíram a sua criação. Avalia, sobretudo, os mecanismos de escuta do compositor para "interpretar" as sonoridades do meio ambiente como ponto de partida para uma construção musical dentro de uma ideologia de música experimental. O trabalho foi realizado a partir de experiências de escuta de paisagens sonoras nas cidades de Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e São Paulo. A experiência global de escuta e composição foi acompanhada pela leitura de textos de cunho filosófico (Platão, Aristóteles, Adorno, Benjamin), incorporando também contribuições teóricas da Fenomenologia da Memória, da Escuta Ecológica e da Tradução Intersemiótica. Junto a essas leituras fez-se presente o pensamento e procedimentos dos compositores Luigi Russolo, Jonathan Kramer, Simon Emmerson, John Cage, Steve Reich, Pierre Schaeffer, Helmut Lachenmann, Murray Schafer e Barry Truax. O trabalho, finalmente, abre espaço para a reflexão sobre os possíveis vínculos destas formas de escuta contemporânea com formas de escuta ancestral. Abstract: This work presents the memory of compositional process of pieces for instruments and voices composed from the listen of soundscapes coupled with theoretical aspects that contributed to its creation. Evaluates, especially, the mechanisms of the composer listening to "interpret" the sounds of the environment as a starting point for a musical construction within an ideology of experimental music. The study was conducted from listening experiences of soundscapes in the cities of Porto Alegre, Florianopolis, Curitiba and São Paulo. The overall experience of listening and composition was accompanied by the reading of philosophical texts (Plato, Aristotle, Adorno, Benjamin), also incorporating theoretical contributions of the Phenomenology of Memory, the Ecological Listening and the Intersemiotic Translation. Along these readings became present the thought and procedures of composers Luigi Russolo, Jonathan Kramer, Simon Emmerson, John Cage, Steve Reich, Pierre Schaeffer, Helmut Lachenmann, Murray Schafer and Barry Truax. The work finally opens space for reflection on the possible links of these ways of contemporary listening to forms of ancestral listening.
Collections
- Teses & Dissertações [9366]