Atualização de conteúdos de livros eletrônicos no Brasil : atitudes do mercado editorial brasileiro
Resumo
Resumo: Esta pesquisa versa sobre o panorama editorial brasileiro no que se refere às publicações de livros no formato eletrônico. Discorre sobre a transição dos livros impressos para o formato eletrônico e o modo como este formato de publicação vem afetando o setor editorial brasileiro. Ainda, aborda a lei do direito autoral, de n. 9.610/1998, vigente no Brasil, na qual os editores baseiam-se com o propósito de buscar proteção legal para seus conteúdos, e também apresenta informações sobre sistemas de gerenciamento de direitos que restringem as opções de uso dos arquivos eletrônicos por parte dos clientes/leitores. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com definição de amostra não probabilistica por conveniência de 169 editores, dado o perfil da pesquisa, cujo levantamento dos dados foi realizado com a aplicação de questionário e entrevistas às principais editoras do Brasil, buscando o entendimento destas a respeito da publicação de livros eletrônicos e sua opinião sobre suas atualizações. A pesquisa foi realizada com as editoras brasileiras participantes da Bienal do Livro do Rio de Janeiro de 2011, consideradas no seu âmbito as principais do mercado editorial. Identificou-se que o mercado editorial brasileiro está timidamente adotando as publicações eletrônicas, bem como se pode verificar que o formato ePub vem sendo o arquivo mais adotado pela maioria dos editores e que o uso de DRM é realizado massivamente pelos editores. Verificou-se, pela pesquisa empírica, o interesse dos editores em um sistema para atualização de conteúdo, bem como a possibilidade de uso dos arquivos internos ao ePub (HTML, XHTML) em conjunto com sistemas CMS para possibilitar a gestão de atualizações de conteúdos e o lançamento de versões de obras atualizadas aos clientes/leitores.
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- Teses & Dissertações [10011]