Modelagem matemática : relatos de professores
Visualizar/ Abrir
Data
2012Autor
Barbosa, Angela Afonsina de Souza
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo apresentar a Modelagem Matemática tal como ela é relatada por alguns professores de matemática, atuantes em escolas estaduais do município de Curitiba, que participaram do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), que a tomaram como tema dos seus trabalhos. Para situar a produção de pesquisas brasileiras que focaram a Modelagem Matemática como tema, adotou-se como ponto de partida uma dissertação que faz a síntese destes trabalhos no Brasil até o ano de 2005; seguida de dois trabalhos acadêmicos que tratam a modelagem, tanto do ponto de vista do que ocorre em sala de aula, quanto do ponto de vista de seus fundamentos epistemológicos filosóficos. Na sequencia, apresenta-se a textualização, instituindo fontes segundo critérios da metodologia da Historia Oral, de entrevistas com professoras que no âmbito de um processo institucional de formação continuada produziram materiais utilizando a Modelagem Matemática. Os pontos de vistas das professoras ajudam na familiarização com as ideias apresentadas por investigadores da área e sugerem contribuições para novas pesquisas em Educação Matemática. Abstract: This dissertation aimed to present a mathematical modeling as it is reported by some mathematics teachers working in state schools in the city of Curitiba, who participated in the Educational Development Program (PDE - from portuguese -"Programa de Desenvolvimento Educacional"), which took the theme of their work. To establish the production of Brazilian researches that focused on the Mathematical Modeling taking as theme, it was taken as a starting point a paper which summarizes these studies in Brazil by the year 2005, followed by two academic papers that deal with the modeling of both the point of view of what happens in the classroom, as the point of view of their epistemological philosophical. In the sequel, we present the textualization, sources establishing criteria of the methodology of Oral History, interviews with teachers that within an institutional process of continuing education materials produced using Mathematical Modeling. The point of views of the teachers help to get familiar with the ideas presented by researchers in the area and suggest new contributions to research in mathematics education.
Collections
- Teses & Dissertações [10425]