O desenvolvimento socioemocional de alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) no contexto escolar : contribuições a partir de Vygotsky
Abstract
Resumo: Esta pesquisa tem a finalidade de investigar a percepção de alunos do ensino fundamental com altas habilidades/superdotação (AH/SD), de suas famílias e de seus professores em relação a aspectos socioemocionais de seu desenvolvimento, considerando a perspectiva histórico-cultural de Vygotsky. Para Vygotsky (2010), a afetividade pode ser definida como todo o domínio das emoções, dos sentimentos que provém dessas emoções, como também das experiências sensíveis que são vivenciadas em cada contexto. O desenvolvimento socioemocional pode ser entendido como uma função psicológica superior e refere-se às vivências que os sujeitos apresentam em seu contexto histórico e cultural, envolvendo sentimentos e emoções como um fenômeno que tem um propósito, um sentido e um significado social. A metodologia respaldou-se em uma abordagem de caráter qualitativo e exploratório, baseada em Aguiar e Ozella (2006). Foram entrevistados cinco alunos diagnosticados com altas habilidades/superdotação, cinco famílias e quatro professoras. A partir da análise foram encontrados os seguintes núcleos de significação, representativos da percepção dos participantes do estudo, enquanto dialética entre significados e sentidos: o contexto escolar como lugar de expressão de sentimentos e emoções; a mediação do professor no processo de ensino-aprendizagem; e o atendimento educacional especializado (AEE) aos alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD). Os resultados indicam que a percepção das crianças superdotadas em relação a aspectos socioemocionais de seu desenvolvimento, apesar de ser positiva de modo geral, não coincide com a percepção de suas professoras. Estas crianças podem ter dificuldades no reconhecimento de sua condição psicológica concernente às interações na escola e ou na família. Para a equipe docente entrevistada, grande parte dos alunos superdotados tem dificuldades sociais e emocionais que precisam ser atendidas, como ansiedade, perfeccionismo e excesso de cobrança. Já a percepção da maioria das famílias das crianças superdotadas é a de que seus filhos não apresentam dificuldades socioemocionais. Neste sentido, ressaltou-se a importância da escola oportunizar aconselhamento à criança e à família sobre a condição social e psicológica de seus filhos contando com uma equipe especializada composta por psicólogos, pedagogos e professores preparados para atender a crianças superdotadas. Conclui-se observando a necessidade de revisão do sentido do trabalho educacional por meio da teoria vygotskyana do Desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores, que alia o desenvolvimento cognitivo ao afetivo. A relevância desta teoria está não só na sua discussão do desenvolvimento de conceitos científicos e sua relação com os conceitos espontâneos, mas na compreensão da forma como os sujeitos passam a controlar as suas emoções e sentimentos por meio da dialética entre processos interpsíquicos e intrapsíquicos, desenvolvendo comportamentos autorregulados. Abstract: The purpose of this study is to investigate the perception of gifted / high ability elementary school students, their families and their teachers regarding social and emotional aspects of their development, considering the cultural and historical perspective of Vygotsky. For Vygotsky (2010), affectivity may be defined as the entire field of emotions, feelings that derive from these emotions, as well as the sensory experiences that are experienced in each context. Social and emotional development can be understood as a higher mental function, and refers to experiences that individuals have in their historical and cultural context, involving feelings and emotions as a phenomenon that has purpose, meaning and social significance. The method used in this study adopted a qualitative and exploratory approach, based on Aguiar and Ozella (2006). Five gifted / high ability students, five families and four teachers were interviewed. Analysis of the interviews revealed the following core meanings which are representative of the perceptions of this study?s participants as a dialectic between meaning and sense: the school context as a place of expression of feelings and emotions; teacher mediation in the teaching-learning process; and specialized educational services for students with high ability / gifted. The results indicate that the perception of gifted children in relation to social and emotional aspects of their development, despite being positive in general, does not coincide with the perception of their teachers. These children may have difficulties in recognizing their psychological condition regarding interactions at school and/or with their families. According to the teaching staff interviewed, the majority of gifted students have social and emotional problems that need to be addressed, such as anxiety, perfectionism and being too demanding. The perception of most gifted children?s families is that their children do not have social and emotional difficulties. In this regard, emphasis was placed on the importance of schools providing counseling to children and their families in relation to the social and psychological condition of the former, through the availability of a specialized team consisting of psychologists, educators and teaching staff prepared to attend gifted children. The conclusion reached is the need to review the meaning of educational work through Vygotsky?s theory of the development of higher mental functions, which combines cognitive and affective development. The relevance of this theory lies not only in the discussion of the development of scientific concepts and their relation with spontaneous concepts, but also in understanding how individuals come to control their emotions and feelings through the dialectic between interpsychic and intrapsychic processes, thus developing self-regulated behavior.
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- Teses & Dissertações [10463]