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    Caracterização das relações interorganizacionais em tecnologias sociais premiadas pela Fundação Banco do Brasil

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    R - D - CARLA GOMES BEUTER DIOGENES.pdf (1.156Mb)
    Data
    2013
    Autor
    Diógenes, Carla Gomes Beuter
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A importância da tecnologia social tem sido crescentemente discutida por pensadores e organizações voltadas ao fim das desigualdades sociais. Trata-se de um recurso estratégico, desenvolvido por meio da união de conhecimentos populares e científicos, com um claro objetivo de promover a transformação social em diversos contextos. Por natureza, a tecnologia social se desenvolve em meio a relacionamentos interorganizacionais cooperativos. Este estudo pretende contribuir para o debate acerca da caracterização de relações interorganizacionais em tecnologias sociais premiadas pela Fundação Banco do Brasil. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva e quantitativa, com dados coletados por meio de questionário. Os resultados confirmam a ocorrência de parcerias nas três fases da tecnologia social: desenvolvimento, implementação e reaplicação. Além disso, indicam que a maioria das tecnologias sociais pesquisadas foi motivada pela busca de novos conhecimentos, além de serem total ou parcialmente formalizadas. A pesquisa também demonstrou a existência de mecanismos de coordenação e monitoramento na maioria das parcerias, que objetivos previamente estabelecidos são alcançados e que elevado grau de satisfação é obtido com a relação interorganizacional estabelecida.
     
    Abstract: The importance of social technology has been increasingly discussed by thinkers and organizations devoted to end social inequality.It is a strategic resource, developed by the union of scientific knowledge and popular, with a clear objective to promote social change in various contexts. By nature, the social technology develops amid cooperative interorganizational relationships. This study aims to contribute to the debate about the characterization of interorganizational relationships social technologies awarded by Fundação Banco do Brasil. To achive this objective, it was developed a descriptive and quantitative, with data collected through a survey. The results confirmed the occurrence of partnerships in all three phases of social technology: development, implementation and replication. They also indicate that most researched social technologies was motivated by the search for new knowledge, besides being wholly or partly formalized. The survey also demonstrated the existence of coordination mechanisms and monitoring in most partnerships, which previously established objectives are achieved and that high level of satisfaction is achieved by inter relationship established.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/30115
    Collections
    • Teses & Dissertações [10542]

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