Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastor, Belmiro Valverde Jobim, 1942-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.creatorSassaki, Alexandre Hideopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-16T11:59:41Z
dc.date.available2022-11-16T11:59:41Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/30074
dc.descriptionOrientador : Belmiro Valverde Jobim Castorpt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçao: Estratégia e organizaçoespt_BR
dc.description.abstractResumo: Nas últimas décadas do século XX, a globalização dos mercados provocou o acirramento da competição entre as empresas. Para enfrentarem essa situação, as empresas têm optado pelas alianças estratégicas, como é o caso das empresas do setor automotivo. A presente pesquisa procurou identificar os motivos que impulsionaram o estabelecimento da aliança em três companhias do setor automotivo: Volvo AB, Renault V.I. e Mack Trucks. A análise dos dados indica que as três categorias básicas de elementos que impulsionaram o estabelecimento da aliança foram: mercado, tecnologia e requisições legais. Como metodologia de pesquisa foi utilizada a pesquisa qualitativa, que permitiu aprofundamento amplo e detalhado da análise dos diferentes motivos da formação da aliança estratégica nas empresas. Para obtenção de dados se fez uso de diferentes técnicas: entrevistas semi-estruturadas e análise documental.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In last decades of the 20th century, the globalization of the markets caused a struggling competition amongst companies. To face this situation, companies have been adopting the Strategic Alliances, as it is like in the automotive sectors of the companies. This dissertation aims to identify the motives that to catalyze the establishment of the alliance in three automotive companies: Volvo AB, Renault V.I. and Mack Trucks. The data analyses indicate that the three basic categories of elements to catalyze the establishment of the alliance were: market, technology and legal requirements. As research methodology we utilized the qualitative focus study, which allowed a deep, wide and detailed analysis about the motives of Formation of the Strategic Alliance at the companies. For obtaining the data, we utilized different techniques: interviews semi-structured and documentation analyses.pt_BR
dc.format.extent114f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAlianças estratégicas (Negócios)pt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleAnálise de fatores motivadores e objetivos no estabelecimento de alianças estratégicas : um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples