Show simple item record

dc.contributor.advisorCastor, Belmiro Valverde Jobimpt_BR
dc.contributor.authorSassaki, Alexandre Hideopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Administraçaopt_BR
dc.date.accessioned2013-05-20T16:51:07Z
dc.date.available2013-05-20T16:51:07Z
dc.date.issued2013-05-20
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/30074
dc.description.abstractResumo: Nas últimas décadas do século XX, a globalização dos mercados provocou o acirramento da competição entre as empresas. Para enfrentarem essa situação, as empresas têm optado pelas alianças estratégicas, como é o caso das empresas do setor automotivo. A presente pesquisa procurou identificar os motivos que impulsionaram o estabelecimento da aliança em três companhias do setor automotivo: Volvo AB, Renault V.I. e Mack Trucks. A análise dos dados indica que as três categorias básicas de elementos que impulsionaram o estabelecimento da aliança foram: mercado, tecnologia e requisições legais. Como metodologia de pesquisa foi utilizada a pesquisa qualitativa, que permitiu aprofundamento amplo e detalhado da análise dos diferentes motivos da formação da aliança estratégica nas empresas. Para obtenção de dados se fez uso de diferentes técnicas: entrevistas semi-estruturadas e análise documental.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAlianças estrategicas (Negocios)pt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleAnálise de fatores motivadores e objetivos no estabelecimento de alianças estratégicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record