Análise de fatores motivadores e objetivos no estabelecimento de alianças estratégicas
Date
2013-05-20Author
Sassaki, Alexandre Hideo
Metadata
Show full item recordSubject
Alianças estrategicas (Negocios)Teses
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Resumo: Nas últimas décadas do século XX, a globalização dos mercados provocou o acirramento da competição entre as empresas. Para enfrentarem essa situação, as empresas têm optado pelas alianças estratégicas, como é o caso das empresas do setor automotivo. A presente pesquisa procurou identificar os motivos que impulsionaram o estabelecimento da aliança em três companhias do setor automotivo: Volvo AB, Renault V.I. e Mack Trucks. A análise dos dados indica que as três categorias básicas de elementos que impulsionaram o estabelecimento da aliança foram: mercado, tecnologia e requisições legais. Como metodologia de pesquisa foi utilizada a pesquisa qualitativa, que permitiu aprofundamento amplo e detalhado da análise dos diferentes motivos da formação da aliança estratégica nas empresas. Para obtenção de dados se fez uso de diferentes técnicas: entrevistas semi-estruturadas e análise documental.
Collections
- Dissertações [436]