dc.contributor.advisor | Diez, Carmen Lúcia F. (Carmen Lúcia Fornari) | pt_BR |
dc.contributor.author | Assumpção, Andréa Cristhina Rufino | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-30T19:22:03Z | |
dc.date.available | 2022-08-30T19:22:03Z | |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/2993 | |
dc.description | Orientadora: Carmen Lúcia Fornari Diez | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005 | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia e anexos | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho de pesquisa trata da natureza da dança na escola, sob a perspectiva materialista de compreensão da realidade, ou seja, acreditando nas contradições como possibilidade de transformação; assim, aponta-se para o conflito que dessas emerge como indicativo do trabalho criador na práxis educativa. Apresenta-se a arte como alternativa de oposição ao trabalho alienado, e, portanto, como possibilidade de humanização dos sentidos humanos, reestabelecendo a relação homem e realidade. Dentro desta perspectiva de arte, discorre-se sobre dança, com ênfase na dança contemporânea e seus processos de criação e experimentação, como alicerce de trabalho do intérprete-criador, do bailarino enquanto agente da obra dançada. Neste sentido, esta proposta aproxima-se das que focalizam a dança na escola, e tem por norte identificar semelhanças que apontem para o trabalho criador no contexto escolar. Daí busca-se compreender como a dança vem se inserindo neste contexto, direcionando o olhar para o currículo escolar, entendendo-o em sua complexidade, através da teoria do currículo, com encaminhamento aos Parâmetros Curriculares Nacionais e às Diretrizes Curriculares Municipais, buscando compreender como a dança se configura por estes documentos no espaço escolar. Diante destas reflexões aproxima-se da realidade das Escolas Municipais de Curitiba e, a partir do Festival de Danças, tece-se apontamentos sobre como a dança produz e reproduz as relações sociais. | pt_BR |
dc.format.extent | ix, 138 f. : il. color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Dança - Escolas | pt_BR |
dc.subject | Criação | pt_BR |
dc.subject | Arte e educação | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Dança na escola : o trabalho criador que emerge das contradições na práxis educativa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |