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dc.contributor.advisorDiez, Carmen Lúcia F. (Carmen Lúcia Fornari)pt_BR
dc.contributor.authorAssumpção, Andréa Cristhina Rufinopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-30T19:22:03Z
dc.date.available2022-08-30T19:22:03Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/2993
dc.descriptionOrientadora: Carmen Lúcia Fornari Diezpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho de pesquisa trata da natureza da dança na escola, sob a perspectiva materialista de compreensão da realidade, ou seja, acreditando nas contradições como possibilidade de transformação; assim, aponta-se para o conflito que dessas emerge como indicativo do trabalho criador na práxis educativa. Apresenta-se a arte como alternativa de oposição ao trabalho alienado, e, portanto, como possibilidade de humanização dos sentidos humanos, reestabelecendo a relação homem e realidade. Dentro desta perspectiva de arte, discorre-se sobre dança, com ênfase na dança contemporânea e seus processos de criação e experimentação, como alicerce de trabalho do intérprete-criador, do bailarino enquanto agente da obra dançada. Neste sentido, esta proposta aproxima-se das que focalizam a dança na escola, e tem por norte identificar semelhanças que apontem para o trabalho criador no contexto escolar. Daí busca-se compreender como a dança vem se inserindo neste contexto, direcionando o olhar para o currículo escolar, entendendo-o em sua complexidade, através da teoria do currículo, com encaminhamento aos Parâmetros Curriculares Nacionais e às Diretrizes Curriculares Municipais, buscando compreender como a dança se configura por estes documentos no espaço escolar. Diante destas reflexões aproxima-se da realidade das Escolas Municipais de Curitiba e, a partir do Festival de Danças, tece-se apontamentos sobre como a dança produz e reproduz as relações sociais.pt_BR
dc.format.extentix, 138 f. : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDança - Escolaspt_BR
dc.subjectCriaçãopt_BR
dc.subjectArte e educaçãopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDança na escola : o trabalho criador que emerge das contradições na práxis educativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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