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    Um parlamento de múltiplos atores

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    R - T - LUDMILLA MEYER MONTENEGRO.pdf (1.939Mb)
    Date
    2013-05-24
    Author
    Montenegro, Ludmilla Meyer
    Metadata
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    Subject
    Planejamento estratégico - Universidades e faculdades particulares
    Governança
    Administraçao - Ensino superior
    Teses
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Tese
    Abstract
    Resumo: Tratar de estratégias organizacionais não é algo simples. Inúmeras questões devem ser consideradas, tais como: o contexto da pesquisa, os atores envolvidos nas estratégias, as relações formadas por esses atores, a dinâmica da estratégia no cotidiano das organizações, dentre outras questões. Além disso, o campo de pesquisa deste trabalho - as organizações educacionais - é bastante dinâmico e complexo. Diante desse panorama, buscou-se contribuir para as teorias utilizadas, bem como para o campo da Educação por meio do seguinte objetivo: delinear como a articulação do strategizing, como processo de translação, com a teoria das redes de governança configuram a governança e os resultados estratégicos de cursos de graduação em Administração de Instituições de Ensino Superior particulares de Curitiba (Paraná, Brasil). Neste trabalho, articulou-se um conjunto de teorias: (1) redes de governança; (2) Teoria Ator-Rede; (3) estratégia como prática social/strategizing/resultados estratégicos. Com o intuito de realizar um estudo de base comparativa, optou-se por realizar um estudo comparativo de casos. Mais especificamente, foram pesquisados cinco casos: duas faculdades e três centros universitários. Eles foram escolhidos segundo o critério de similaridade de porte, similaridade de situação perante o Ministério da Educação - MEC (são cursos que possuem notas razoáveis. Nem são os melhores, nem são os piores), e por acessibilidade. Depois de ter trabalhado o arcabouço teórico, buscado uma aproximação com os cinco cursos, por meio de documentos e informações em seus sites, e ter definido quem seriam os informantes-chave, foi elaborado o roteiro de entrevista semiestruturada. Os principais informantes-chave foram diretores, coordenadores, professores e demais funcionários das instituições. Foi realizado um total de 29 (vinte e nove) entrevistas, distribuídas da seguinte forma: (1) Caso A: nove; (2) Caso B: cinco; (3) Caso C: quatro; (4) Caso D: cinco e (5) Caso E: seis. As entrevistas foram individuais, em profundidade e presenciais. Elas foram gravadas e, posteriormente, transcritas. Em relação à análise dos dados, esta foi feita em duas fases: (1) Primeira fase: Análise de Narrativas e (2) Segunda Fase: Análise Qualitativa Comparativa (Qualitative Comparative Analysis - QCA). Os resultados encontrados mostraram que alguns dos casos estudados - Caso A e Caso E - buscam a sobrevivência (não possuem uma clareza estratégica, têm dificuldades financeiras e muitos dos seus docentes e discentes não são suficientemente comprometidos. Todavia, lutam diariamente para atender às exigências do MEC e convivem em um ambiente agradável). Outros casos - Caso B e Caso D - buscam consolidação no mercado acirrado. São instituições que possuem boa estrutura física e corpo competente de docentes e discentes. Sua situação financeira é razoável, mas o ambiente de trabalho é competitivo. Por fim, o Caso C também busca a consolidação, mas a situação deles é mais preocupante, uma vez que eles não possuem direcionamento estratégico e estão passando por uma mudança de gestão. Contudo, conseguem se sustentar com base na integração (coordenaçãodocentes). Diante desses resultados, enfatiza-se que o processo de strategizing e o entrelaçamento de atores humanos e não humanos são essenciais para a compreensão da governança das instituições estudadas; logo, é indispensável que o conceito de governança seja amplo o suficiente para explicar tais questões. Assim, uma das contribuições deste trabalho foi a proposição de um novo conceito de governança que considera as redes como um ator não humano relevante para a compreensão do fenômeno estudado.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/29934
    Collections
    • Teses [101]

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