dc.contributor.author | Ruano, Bruna Pupatto | pt_BR |
dc.contributor.other | Bohunovsky, Ruth, 1972- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-05-07T21:15:07Z | |
dc.date.available | 2020-05-07T21:15:07Z | |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/29850 | |
dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Ruth Bohunovsky | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 21/12/2012 | pt_BR |
dc.description | Bibliografia: fls. 101-106 | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Estudos linguísticos | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo apresentar e discutir o método de aprendizagem autônoma de língua estrangeira conhecido como Tandem. Para tanto, traça-se um panorama geral do método, desde sua concepção na Alemanha, em 1960, até sua aplicação nos tempos atuais por meio de novas mídias e tecnologias. Há também um capítulo descritivo a respeito do que existe sobre o tema no contexto brasileiro. A reflexão teórica se desenvolve sobre um dos princípios do método, a autonomia na aprendizagem, que no ambiente Tandem é construída em um contexto colaborativo. Para concluir, é feita uma análise crítica de um caso real de Tandem presencial, pioneiro no Brasil, no qual a autora esteve envolvida no momento de sua concepção (programa Tandem-Celin). Discutem-se ainda possíveis falhas existentes atualmente dentro do referido programa, que justificam a queda significativa do número de parceiros ao longo dos anos, e são apontados alguns caminhos com o intuito de melhorar o quadro atual deste projeto específico, que é utilizado como corpus deste trabalho. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This research aims at presenting and discussing the method of learning known as Tandem. At first, a general overview of this method will be presented, from its beginning in Germany in 1960, up to its most recent use in modern day with the advance of new media and technology, as well as a chapter which will describe what is already known about this subject in the Brazilian context. A theoretical reflection will follow about one of the principles of this method: the autonomy of the learning process, which in the Tandem environment, is built in a collaborative context. To conclude, a critical analysis of a concrete example of face-to-face Tandem will be exposed. This was a pioneer experience in Brazil in which I was involved from its conception (Tandem-Celin Programme). Furthermore, some possible flaws that currently exist in the programme, which have caused a significant decrease in the number of partners undertaking the programme in the past few years will be subject of discussion. At the end, some future directions will be proposed, with the aim of improving the profile of this particular on-going programme, which is the corpus of this research. | pt_BR |
dc.format.extent | 107 f. + anexos : il. [algumas color.], grafs., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - Letras | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da segunda linguagem - Métodos | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Interlíngua (Aprendizagem de línguas) | pt_BR |
dc.subject | Letras | pt_BR |
dc.title | O Método Tandem como sistema de aprendizado autônomo de língua estrangeira : Progranma Tandem-Celin | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |