A escolarização dos imigrantes e de seus descendentes nas colônias italianas de Curitiba, entre táticas e estratégias (1875-1930)
Resumo
Resumo: Esta tese analisa a constituição da escolarização entre imigrantes italianos e seus descendentes em Curitiba e nas colônias italianas dos seus arredores, criadas a partir do final do século XIX. Busca compreender a cultura escolar instituída nas instituições escolares públicas, étnico-comunitárias, italianas laicas e confessionais católicas. Como recorte temporal o estudo privilegiou o ínterim de dois períodos: 1875, ano que corresponde à chegada e instalação desses colonos em terras paranaenses com a fundação da primeira colônia italiana no Estado, a colônia Alexandra; e, 1930, momento em que se inicia no Brasil o processo de nacionalização. A maior parte da documentação foi consultada no Arquivo Público do Paraná. Foi possível conhecer as correspondências entre os colonos, professores, inspetores e as autoridades e os relatórios dos Secretários da Instrução Pública do Paraná. Em outros arquivos, como o Arquivo Edgard Leuenroth e o Círculo de Estudos Bandeirantes foi possível localizar as demais fontes como periódicos, fotos, atas, estatutos, cartas, anuários, estatísticas e relatórios. A vasta bibliografia sobre a imigração italiana no Brasil e no Paraná também foi utilizada para compreender a colonização e seus diversos aspectos. Como referencial teórico, a tese está fundamentada nas contribuições dos seguintes teóricos: Roger Chartier (1991) sobre os conceitos de representação e apropriação; Michel de Certeau (2007), o qual ajudou a compreender as táticas e estratégias dos imigrantes e das autoridades do ensino no processo de escolarização; Faria Filho (2007) que possibilitou a compreensão do termo escolarização; e Vinão Frago (2001-2008) que contribuiu para refletir sobre a cultura escolar como produto da escola e dos sujeitos em relação. A escola era visualizada como o lugar fundamental na formação das novas gerações, seja pela possibilidade de adaptação social, pela manutenção da cultura e língua do país de origem, pela possibilidade de formação de uma geração de católicos ou pela afirmação do estado/nação italiano e brasileiro. A escola que predominou no cenário escolar das colônias foi a pública. Em menor abrangência, a escola étnico-comunitária italiana e as escolas italianas laicas e confessionais católicas, foram evidenciadas como partes integrantes no processo de constituição da escolarização entre imigrantes italianos e descendentes na região de colonização italiana nas cercanias da cidade de Curitiba. Os imigrantes e seus descendentes prezavam pela manutenção da italianità e pela formação de uma nova geração de católicos, sendo efetiva a participação da comunidade italiana na organização da escolarização paranaense, o qual possibilitou inclusive ao elemento nacional, o acesso mais célere à escolarização pública. Por outro lado, essa participação da comunidade italiana em prol da escolarização trazia sérias ameaças ao projeto de nacionalização do Brasil, e no início da década de 1930, as escolas não poderiam deixar transparecer qualquer resquício de italianità. A partir deste período a escola pública foi reafirmada e as escolas étnicas extintas. Abstract: Questa tesi analizza la costituzione della scolarizzazione tra gli immigrati italiani e loro discendenti che se stabilirono a Curitiba e colonie italiane dei suoi dintorni, esistenti dalla fine del XIX secolo. Vuole capire la cultura scolastica creata nelle istituzione educative, sia quella pubblica, la ètnico-comunitaria, la secolare italiana e la confessionale cattolica. Come spazio di tempo lo studio ha privilegiato il periodo tra due anni: 1875, anno che corrisponde all'arrivo e installazione dei immigrati nelle terre del Paraná con la fondazione della prima colonia italiana in questo stato, la Colonia Alexandra; e 1930, momento in cui si comincia nel Brasile il processo di nazionalizzazione. La maggior parte della documentazione è stata consultata presso l'Archivio Pubblico del Paraná. È stato possibile conoscere le lettere scambiate tra coloni, insegnanti, ispettori e le autorità e anche i rapporti dei Segretari della Pubblica Istruzione del Paraná. In altri archivi, come l'Archivio Edgard Leuenroth e quello del Círculo de Estudos Bandeirantes è stato possibile trovare altre fonti come periodici, fotografie, verbali, statuti, lettere, annuari, statistiche e raporti. La vasta bibliografia sull'immigrazione italiana nel Brasile e nel Paraná è stata anche utilizzata per capire la colonizzazione e suoi diversi aspetti. Come riferimento teorico, la tesi si basa sui contributti dei teorici che seguono: Roger Chartier (1991) e suoi concetti di rappresentanza e di appropriazione; Michel de Certeau (2007), che ha aiutato a capire le tattiche e le strategie degli immigrati e delle autorità scolastiche nel processo di scolarizzazione; Faria Filho (2007) che ha permesso la comprensione del significato di scolarizzazione; e Vinão Frago (2001-2008) che ha contribuito a riflettere sulla cultura scolastica come prodotto della scuola e dei soggetti in relazione. La scuola era visualizzata come il luogo chiave nella formazione delle nuove generazioni, sia per la possibilità di adattamento sociale, per la manutenzione della cultura e lingua del paese d'origine, per la possibilità di formare una generazione di cattolici o per l'affermazione del stato/nazione italiano e brasiliano. Il modello che ha prevalso in ambito scolastico nelle colonie è stato la scuola pubblica. In misura minore, le scuole ètnico-comunitarie e secolari italiane, come le confessionali cattoliche sono state percepite come parti integranti del processo di costituzione della scolarizzazione tra gli immigrati italiani e loro discendenti nella zona di colonizzazione creata nei dintorni della città di Curitiba. I immigrati e loro discendenti volevano la manutenzione dell'italianità e la formazione di una nuova generazione di cattolici, essendo vera la partecipazione della comunità italiana nella organizzazione della scolarizazzione paranaense, fatto che ha permesso anche all'elemento nazionale un accesso più effetivo alla scuola pubblica. Inoltre, questa participazione della comunità italiana a favore della scolarizzazione minacciava el progetto di nazionalizzazione del Brasile, e nel inizio del decennio di 1930, le scuole non potevano evidenziare nessuna traccia d'Italianità. Dopo questo periodo la scuola pubblica è stata reafermata e le scuole etniche scomparse.
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