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dc.contributor.authorOlandoski, Guilherme Previdipt_BR
dc.contributor.otherBianchi, Alessandra Sant'Anna, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-13T14:45:37Z
dc.date.available2020-02-13T14:45:37Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/29719
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Alessandra Sant'Anna Bianchipt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Psicologia. Defesa: Curitiba, 04/10/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 111-122pt_BR
dc.description.abstractResumo: Nas últimas décadas, as taxas de acidente de trânsito no Brasil aparecem como um problema na saúde pública. Destes acidentes, um grupo tem o maior percentual, os motoristas jovens. O objetivo desta pesquisa foi o de fornecer um instrumento confiável para profissionais que trabalham com o trânsito e de elucidar aspectos da personalidade dos jovens condutores e, assim, poder orientar as práticas educacionais mais adequadas para eles. Também se objetivou estudar a provisibilidade de acidentes de trânsito a partir de comportamentos auto-relatados. Os instrumentos utilizados para este fim foram a adaptação da escala de Locus de Controle para o tráfego (T-LOC) de Özkan e Laujunen (2005a) com 17 perguntas e o DBQ de Lawton, Parker, Manstead e Stradling (1997) adaptado para uso no Brasil por Bianchi e Summala (2002), contendo 28 questões. Este trabalho está estruturado em dois estudos. O primeiro estudo foi a adaptaçào da escala T-LOC para uso no Brasil. O segundo estudo caracterizou-se por explorar as relações entre locus de controle e comportamento no trânsito bem como a previsibilidade dessas variáveis para acidentalidade. Participaram 628 estudantes de ensino superior de instituições públicas e privadas da cidade de Curitiba e região metropolitana. A idade dos participantes variou de 19 anos a 60 anos. Os resultados apontaram uma população com Locus de Controle mais externo do que interno e que tende a cometer um maior número de Violações Ordinárias, sendo que as mesmas foram preditoras de acidentes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In recent decades, rates of traffic accident in Brazil appear as a problem for public health. For these accidents, a group has the highest percentage, young drivers. The objective of this research was to provide a reliable scale for professionals that work with the traffic and to show aspects of the personality of young drivers and to guide educational most appropriate practices for them. It also aimed in this study the provisibilidade of traffic accidents from self-reported behaviors. The instruments used for this purpose were the adaptation of Locus of Control Scale for traffic (T-LOC) from Özkan and Laujunen (2005a) with 17 questions and DBQ from Lawton, Parker, Manstead e Stradling (1997) containing 28 questions adapted for use in Brazil from Summala and Bianchi (2002). This work is structured in two studies. The first study was the adaptation of T-LOC scale for Brazil use. The second study was characterized by exploring the relationship between Locus of Control and traffic behaviour as well as the predictability of these variables for accidentality. 628 students of high school from public and private institutions of Curitiba and metropolitan area participated in this paper. The age of participants were from 19 years to 60 years old. The results showed a population with more external Locus of Control than internal and that tends to do greater number of Common Violations, being this factor predictive of accidents.pt_BR
dc.format.extent127f. : grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Psicologiapt_BR
dc.subjectResponsabilidade em relação aos acidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectMotoristas - Educaçãopt_BR
dc.subjectMotoristas - Psicologiapt_BR
dc.subjectComportamento humanopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleComportamento de condução e Locus de controlept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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