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    Comportamento de condução e Locus de controle

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    R - D - GUILHERME PREVIDI OLANDOSKI.pdf (1.446Mb)
    Data
    2012
    Autor
    Olandoski, Guilherme Previdi
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Nas últimas décadas, as taxas de acidente de trânsito no Brasil aparecem como um problema na saúde pública. Destes acidentes, um grupo tem o maior percentual, os motoristas jovens. O objetivo desta pesquisa foi o de fornecer um instrumento confiável para profissionais que trabalham com o trânsito e de elucidar aspectos da personalidade dos jovens condutores e, assim, poder orientar as práticas educacionais mais adequadas para eles. Também se objetivou estudar a provisibilidade de acidentes de trânsito a partir de comportamentos auto-relatados. Os instrumentos utilizados para este fim foram a adaptação da escala de Locus de Controle para o tráfego (T-LOC) de Özkan e Laujunen (2005a) com 17 perguntas e o DBQ de Lawton, Parker, Manstead e Stradling (1997) adaptado para uso no Brasil por Bianchi e Summala (2002), contendo 28 questões. Este trabalho está estruturado em dois estudos. O primeiro estudo foi a adaptaçào da escala T-LOC para uso no Brasil. O segundo estudo caracterizou-se por explorar as relações entre locus de controle e comportamento no trânsito bem como a previsibilidade dessas variáveis para acidentalidade. Participaram 628 estudantes de ensino superior de instituições públicas e privadas da cidade de Curitiba e região metropolitana. A idade dos participantes variou de 19 anos a 60 anos. Os resultados apontaram uma população com Locus de Controle mais externo do que interno e que tende a cometer um maior número de Violações Ordinárias, sendo que as mesmas foram preditoras de acidentes.
     
    Abstract: In recent decades, rates of traffic accident in Brazil appear as a problem for public health. For these accidents, a group has the highest percentage, young drivers. The objective of this research was to provide a reliable scale for professionals that work with the traffic and to show aspects of the personality of young drivers and to guide educational most appropriate practices for them. It also aimed in this study the provisibilidade of traffic accidents from self-reported behaviors. The instruments used for this purpose were the adaptation of Locus of Control Scale for traffic (T-LOC) from Özkan and Laujunen (2005a) with 17 questions and DBQ from Lawton, Parker, Manstead e Stradling (1997) containing 28 questions adapted for use in Brazil from Summala and Bianchi (2002). This work is structured in two studies. The first study was the adaptation of T-LOC scale for Brazil use. The second study was characterized by exploring the relationship between Locus of Control and traffic behaviour as well as the predictability of these variables for accidentality. 628 students of high school from public and private institutions of Curitiba and metropolitan area participated in this paper. The age of participants were from 19 years to 60 years old. The results showed a population with more external Locus of Control than internal and that tends to do greater number of Common Violations, being this factor predictive of accidents.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/29719
    Collections
    • Teses & Dissertações [10571]

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