Show simple item record

dc.contributor.advisorRachid, Acirpt_BR
dc.contributor.authorPaiva, Eduardo dos Santospt_BR
dc.contributor.otherRea Neto, Alvaro, 1959-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Medicina Internapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-27T20:54:37Z
dc.date.available2019-11-27T20:54:37Z
dc.date.issued1997pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/29525
dc.descriptionOrientador: Acir Rachidpt_BR
dc.descriptionCo-orientador: Alvaro Rea Netopt_BR
dc.descriptionDissertação(mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias da Saudept_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho visa a elaboração de propostas para uma melhor organização do ensino de Medicina Interna a nível ambulatorial. Para tanto, foi aplicado um questionário para os residentes de primeiro e segundo ano do Departamento de Clínica Médica, para a análise da percepção dos mesmos em relação ao ensino ambulatorial. Estes resultados foram analisados e comparados com a literatura. A seguir, foram elaboradas propostas em relação ao conteúdo e a estruturação do ensino ambulatorial, a princípios do ensino de adultos, a técnicas de ensino ambulatorial e de avaliação, à resolução de situações especiais e às características do supervisor. Espera-se que estas propostas auxiliem no desenvolvimento de um programa mais amplo de ensino ambulatorial de Medicina Interna, para suprir as necessidades dos médicos em treinamento.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper focus on the elaboration of proposals for a better organization of the ambulatorial teaching in Internal Medicine. For this, a survey was done with the first and second-year residents in Internal Medicine, to analyse their perception about their ambulatory learning. These results were analysed and compared with the literature. Next, proposals were elaborated, related to: the content and organization of the ambulatorial teaching, the adult's learning principles, the teaching and evaluation technics, the solving of special situations and the supervisors' charateristics. We hope that these proposals can help in the development of a broader program of ambulatorial teaching of Internal Medicine, to fulfill the needs of the doctors-on-training.pt_BR
dc.format.extent153f. ; 30cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInternato e residênciapt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleO treinamento ambulatorial em medicina internapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record