Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorArns, Heriberto, 1915-pt_BR
dc.contributor.authorCamati, Anna Steghpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-02-21T17:09:36Z
dc.date.available2020-02-21T17:09:36Z
dc.date.issued1978pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/29520
dc.descriptionOrientador: Heriberto Arnspt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) -Universidade Federal do Paraná. Curso de Pós-Graduaçao em Letraspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Literaturas de Língua Inglesapt_BR
dc.description.abstractResumo: O estudo da cosmovisão de Hughes, inspirada em Lawrence e remontando a Bergson, abre novas perspectivas não exploradas pelos críticos, evidenciando aspectos inéditos em sua poesia. Da mesma maneira que Lawrence, Hughes procura ir alem das aparências exteriores, revelando o próprio processo vital, que e captado somente em raros momentos de percepção intuitiva. 0 objetivo principal de sua poesia e salientar como real idades 'outras ' as criaturas do mundo rião-humano, destacando-as como receptáculos da poderosa força vital existente no uni verso. Insiste em celebrar a vitalidade dos pássaros, animais e plantas, porque considera o homem demasiadamente auto matizado,fato que o impede de viver. Os indícios de degeneração que vê no homem moderno, Hughes os atribui a excessiva mecanização, que reduziu o homem a um autômato, interrompendo o contacto vital com as outras criaturas vivas. Estas ideias, que Lawrence expõe nas obras em prosa, i .e., ensaios, cartas, relatos de viagens, especulações filosóficas, romances e contos são retomadas por Hughes em sua poesia, constituindo não apenas a principal fonte de inspiração, como também a base de sua visão do mundo. Na primeira parte desta dissertação e colocada em relevo a filosofia de Bergson, que foi assimiladas reinterpretada por Lawrence e Hughes, servindo de fundamentação metafísica para a obra de ambos. Na segunda parte traçamos o paralelo existente entre o simbolismo animal de ambos os autores, demonstrando que as metáforas animais de Lawrence, que representam forças instintivas e intuitivas, estão também aparentes em Hughes, evidenciando sua habi1 idade em dar nova forma ao material em que se inspirou, bem como provando que maior compreensão do pensamento de Lawrence possibilita novos enfoques na poemática de Hughes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: By examining Hughes's vision of the world, which derives from Lawrence and can be traced back to Bergson, new perspectives not yet explor. ed by critics have emerged, revealing new aspects of his poetry. Like Lawrence, he attempts to go beyond the world of external appearances, rendering the very process of 1ife, which may be perceived only in certain moments of intuitive awareness. The main purpose of his poetry is to reveal the sheer, unknowable 'otherness' of the non-human cosmos, presenting 1 iving creatures as vessels of the 1 ife-force which pervades the universe. He also insists on the superi_ or 'otherness'of birds, beasts and plants, since he considers that man is automatized and therefore unable to live. This slackening of vitality he attributes to the spreading nightmare of mechanized society, which has rj2 duced man to an automaton, setting him apart from the natural process of 1 ife. These ideas, which are expounded by Lawrence in his discursive wri_ tings, namely his essays, letters, accounts of travels, works of a specula^ tive nature, novels and tales, re-emerge in Hughes's poetry, serving as both the principal source of creativity and as a basis for his Wdttamc.hau.ang. In the first part of this dissertation Bergson's philosophy,which is absorbed and re-interpreted by both authors is presented as a metaphysical rationale for their world-view. In the second part Lawrence's animal tropes of the 'non-human' and the 'dark unknown1 in man, which re-emerge in Hughes are discussed, showing the artistic use to which the borrowings are put, as well as giving evidence that an insight into Lawrence sheds new light on Hughes's animal poetry.pt_BR
dc.format.extent104 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLawrence, D. H. (David Herbert), 1885-1930 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectHughes, T - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.titleOther life : a parallel between Lawrence and Hughespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples