Estudo fitossociologico de uma floresta tropical umida no planalto de Curua-una, Amazonia brasileira
Date
2013-06-24Author
Barros, Paulo Luiz Contente de, 1952-
Metadata
Show full item recordSubject
Levantamentos ecológicos - Amazônia (BR)Comunidades vegetais - Amazônia (BR)
Teses
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
TeseAbstract
A presente pesquisa teve como objetivo estudar a estrutura da vegetação com base em sua composição florística a fim de se obter informações ecológicas da área e servir de subsídios para elaboração de futuros planos de manejo.
Os dados para essa pesquisa foram obtidos em uma área de
100 hectares, que constitue o talhão nº 19, representativo de florestas de planalto na Estação Experimental de Curuá-Una, no Estado do Pará, sendo levantada a composição florística em 100 unidades de amostra de 500 m², das árvores com diâmetro mínimo de 5cm, perfazendo um total de 4.956 indivíduos distribuídos em 188 espécies.
Para descrever as características estruturais do povoa
mento para um melhor entendimento das florestas tropicais e, ser vir de base para uma prática racional de seu manejo, os seguintes aspectos foram estudados:
a) As relações Espécie/Área e Espécie/Abundância;
b)Classificação das espécies segundo suas frequências Abundâncias, Dominâncias e Índice de Valor de Importância;
c) Distribuição diamétrica e Espacial das espécies;
d) Diversidade e Associação de espécies;
e) Estratificação do povoamento através do agrupamento de espécies e de quadras, usando Análise de Associação Normal e Inversa respectivamente.
f) Inferências sobre as características típicas de cada sítio através de urna Análise Nodal;
g) Redução da dimensionalidade da matriz de dados através da técnica de Análise de Componentes Principais.
O critério adotado para seleção de Espécies, foi o Índice de Valor de Importância, o qual propiciou a seleção de 58 espécies entre as 188 espécies identificadas na área, as quais representaram muito bem a estrutura do povoamento.
As 58 espécies selecionadas foram agrupadas era 7 grupos, representando assim as 7 distintas associações de espécies. Por outro lado, as 100 unidades de Amostras (quadras) , foram arranja dos em 11 grupos caracterizando 11 sítios.
A análise de Componentes Principais, através dos 4 primeiros componentes, conseguiu absorver 95,3% da variação total dos dados, representados pela sequência das seguintes espécies: Protium sagotianum, Rinorea spp, Tetragastris panamensis, sigaruna guianensis
Collections
- Teses [398]